Jacto

O nitrogênio é considerado um dos elementos essências para o desenvolvimento e crescimento das plantas, sendo que este recebe grande destaque em virtude do seu valor comercial ser consideravelmente alto e por ser exigido em maiores quantidades pela maioria das plantas quando comparada a outros elementos, isso se dá principalmente para a cultura do milho (CRUZ et al., 2008). 

A fertilidade do solo com o passar dos anos, é considerado um dos principais fatores da baixa produtividade, isso se dá principalmente pelo uso inadequado principalmente do nitrogênio e a alta capacidade do milho de extrair esse nutriente. Entre os fatores que contribuem para o incremento da produtividade das culturas, a disponibilidade de N é um dos mais importantes, pois se trata de um nutriente absorvido em maiores quantidades pela maioria das culturas, o qual exerce maior efeito na produção (MAIA et al., 2004).

O uso do nitrogênio (N) melhora às suas funções no metabolismo das plantas, participando como constituinte de moléculas de proteínas, coenzimas, ácidos nucléicos, citocromos, clorofila, além de ser um dos nutrientes mais importantes para o aumento da produção. A adubação nitrogenada além de influenciar na produtividade, melhora a qualidade do produto em virtude do teor de proteína presente nos grãos de milho, assim como em outros tipos de grãos, frutos e hortaliças (LEMOS et al., 2014). 

A deficiência de nutrientes na planta acaba por impedir que esta complete o seu ciclo de vida, não podendo ser substituído por outro elemento e deve atuar diretamente no metabolismo da planta promovendo resultados benéficos para a planta, solo e microflora (NOVAIS et al., 2007).

Quando se deseja produtividades elevadas com o milho, por conta do alto nível de remoção desse nutriente, a utilização da adubação nitrogenada em cobertura acaba por complementar a quantidade exigida (COELHO, 2006). A sua carência é observada em quase todos os solos, consistindo o critério de identificação da deficiência no aparecimento de uma clorose generalizada das folhas, iniciando-se pelas folhas mais velhas, o que está relacionado com a participação do N na estrutura da molécula de clorofila (CARVALHO et al., 2003).

O milho é uma cultura altamente responsiva a utilização de fertilizantes, apresentando incrementos em várias características que influenciam na produção final. Pesquisas demonstram que em geral, 70 a 90% dos experimentos com milho executados em campo no Brasil responderam à aplicação de nitrogênio (BRATTI 2013).

Para Cruz (2008) a absorção de nitrogênio pelo milho é mais intensa no período de 40 a 60 dias após a germinação, porem a planta absorve pequena quantidade na germinação e após o florescimento. A disponibilidade de nitrogênio na zona radicular acaba por beneficiar o crescimento inicial rápido da planta assim como o aumenta da produtividade de grãos na cultura do milho (SILVA et al., 2005).

Para a recomendação da adubação nitrogenada sendo ela parcelada ou não no período de cultivo do milho, esta é realizada levando em consideração e baseando-se na expectativa de rendimento de grãos e no teor de matéria orgânica do solo (ARGENTA et al., 2002).

Para Costa (2000) a aplicação de 30 kg ha-1 de nitrogênio na semeadura e 90 kg ha-1 de nitrogênio em cobertura proporcionou uma maior produtividade na cultura do milho, ou seja, o parcelamento da adubação nitrogenada acaba sendo uma estratégia de manejo para suprir as necessidades requeridas pela cultura.

  Em locais onde as condições climáticas são favoráveis para cultura do milho, a quantidade de N requerida pode alcançar valores superiores a 150 kg ha-1. As medidas utilizadas para suprir essa necessidade podem ser obtidas através da utilização isolada ou combinada, de adubos minerais, leguminosas e estercos, pois a quantidade exigida dificilmente será alcançada com o nitrogênio contido na matéria orgânica (AMADO et al., 2002).

 

  

Idianara Fernanda Pizzatto  

Doutoranda em Agronomia

UTFPR/ Câmpus Pato Branco

Publicado na edição de Setembro/2017


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Safeeds
Matsuda

Facebook

Biotrigo
Bonetti Agronutri
Oro Agri
Dispec
Cresol
Rehagro
Vencofarma
Agral