Jacto

Ter conhecimento de que o solo é um ambiente complexo, dinâmico e vivo, é um fator de condiciona de maneira positiva os manejos agrícolas a serem adotados nesse grande sistema que é o solo. De maneira geral o solo é constituído pelo tripé químico, físico e biológico. Na cadeia produtiva ouvimos mais se falar da parte química e física principalmente quando adentramos em estudos relacionados a produção. O eixo biológico do solo por sua vez, ainda demanda de impulsos para que sua inserção no contexto, produção seja feito de maneira positiva. Tendo em vista que tal análise ainda não é vista com bons olhos no âmbito produtividade, principalmente quando analisada de forma isolada.

Dados sobre os benefícios da biologia no solo e a sua complementariedade no sistema como um todo, ainda são explorados em pequena escala, principalmente quando relacionados aos resultados de campo, com exceção de funções mais específicas como, por exemplo o processo de fixação biológica do nitrogênio, ou seja, quando evidenciamos os benefícios ocasionados pelos organismos ao sistema solo como um todo, seu potencial para com o sistema é considerado ainda maior, principalmente quando relembramos que abaixo das lavouras existe um grande “universo biológico”, com um grande número de microrganismos por punhado de solo.

Sobre o olhar biológico, o solo é um meio composto por uma grande biodiversidade e abundância de organismos vivos, que constituem a macro, a meso e a microfauna do solo, composta por besouros, minhocas, aranhas, formigas, colêmbolos, enquitreídeos, cupins, nematoides ácaros entre outros organismos que são responsáveis pela biotransformação de materiais orgânicos provenientes de restos culturais, ou seja, pela sua incorporação ao solo, e de maneira não menos importante, porém em um número um tanto quanto maior, temos os microrganismos do solo que são representados pelos fungos e bactérias, organismos estes que não conseguem ser identificados a olho nu, mas que são considerados de grande importância para esse sistema como um todo. Devido a sua importância no processo de decomposição e mineralização do material orgânico presente no solo, principalmente quando observamos que esses microrganismos atuam diretamente nos ciclos vitais de nutrientes no solo.

Diante disto considerar a biologia do solo como um fator de importância tanto quanto, a parte química ou física deste sistema nada mais é do que exercer uma agricultura que considera absorver de maneira racional os benefícios que esta fauna do solo pode proporcionar ao sistema como um todo. Assim os manejos adotados nas culturas devem ser optados afim de que suas consequências gerem incremento para esta vida que no solo habita, proporcionando assim um ganho para esse sistema como um todo.

E desta forma transformando o solo em um ambiente revitalizado e capaz de receber uma cultura fornecendo a ele boas condições de desenvolvimento sem que o sistema solo seja afetado de maneira negativa. Desta forma quando levamos em consideração o pilar biológico do solo, as lavouras começam a diminuir os custos de produção, dando espaço para que os microrganismos desse solo desempenhem seus papéis e assim diminuindo a carência de insumos químicos. E assim dando espaço a uma produção agrícola equilibrada e sustentável, principalmente quando observamos que os consumidores se encontram cada vez mais exigente com o processo de produção dos alimentos que hoje chegam à mesa, tais exigências transitam entre processos de produção cada vez mais limpos e sustentáveis.

Mas você deve estar se perguntando. De que maneira eu posso mudar a minha percepção sobre a biologia do solo na lavoura?

Todo o processo começa pelo incentivo, seja da área técnica ou da pesquisa aos produtores rurais, demonstrando através de resultados, que pequenas diferenciações no manejo deste solo acarretam diferentes resultados, seja no quesito, produção e/ou custos de produção, principalmente quando desfrutamos dos benefícios proporcionados por esta biologia do solo de maneira sustentável. E você como tem tratado a biologia do solo na sua lavoura?


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Lely
J Malucelli
INOBRAM

Facebook

Biotrigo
Sicredi
Oro Agri
Safeeds
Cresol
Bonetti Agronutri