Jacto

As clostridioses são um grupo de doenças infecciosas graves, ocasionadas por um agente em comum: as bactérias do gênero Clostridium spp. Existem aproximadamente mais de 224 espécies de clostrídios, que são responsáveis por causar uma série de doenças com quadros neurotópicos, hepáticos, gastrointestinais, mionecroses e diarreias, sendo as mais frequentes.

A prevenção deve ser realizada através da vacinação, e, portanto, listamos abaixo 10 motivos para vacinar o seu rebanho:

  1. Os clostrídios estão presentes na água, solo e pele, além de fazerem parte da microbiota intestinal dos animais e dos seres humanos, sendo assim, a bactéria é constantemente eliminada no ambiente, e, portanto, a sua erradicação é impossível. Diante da presença constante do agente no ambiente, a vacinação é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de prevenir.
  2. Os clostrídios estão presentes no ambiente na sua forma esporulada, ou seja, a sua forma infectante, capaz de causar a doença nos animais.
  3. De fácil transmissão, os clostrídios penetram no organismo na forma esporulada por meio de alimento contaminado, feridas ou por inalação.
  4. As clostridioses raramente ocorrem de maneira isolada. Geralmente, ocorrem na forma de surtos em uma propriedade, afetando vários animais em um mesmo período, causando prejuízos altíssimos para o produtor.
  5. O tratamento das clostridioses é difícil e oneroso. Os altos custos com antibióticos e medicamentos de suporte fazem com que o tratamento seja inviável, na grande maioria dos casos. Além disso, a doença se desenvolve de forma aguda, onde muitas vezes, não há tempo suficiente para instituir a terapia.
  6. Conforme citado no item anterior, as clostridioses causam quadros clínicos agudos, geralmente fatais, levando à morte dos animais acometidos poucas horas após o início da infecção.
  7. Os prejuízos econômicos são altíssimos, e estão relacionados à morte iminente dos animais.
  8. A vacinação é uma das práticas de manejo mais importantes para garantir a eficácia e sanidade do rebanho, além de ter uma excelente relação custo x benefício.
  9. Investimentos com sanidade dentro de uma propriedade giram em torno de 3,14%. A perda de 1 único animal em fase de terminação morto por clostridiose, gera um prejuízo que pagaria a prevenção de cerca de 3.500 animais na fazenda.
  10. Existe disponível no mercado a Excell 10, uma vacina completa, que protege contra as principais clostridioses, incluindo o tétano e o botulismo em uma única aplicação, facilitando o manejo do produtor.

 

A vacinação contra as clostridioses não é obrigatória, pois não influencia diretamente nas exportações, mas é a principal forma de controle das clostridioses. Excell 10 é uma vacina produzida com cepas altamente purificadas em ambiente controlado, Excell 10 foi a primeira vacina do mercado a associar os principais clostrídios em sua formulação, incluindo o tétano e botulismo, sendo a melhor opção para o manejo do produtor.

Agora que você tem 10 motivos para vacinar o seu rebanho, controle a doença na sua propriedade, vacine o seu rebanho!

Saiba mais em www.dechra.com.br

M.V. Roberta Benvenuto Pereira
Dechra Brasil


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

INOBRAM
J Malucelli

Facebook

Oro Agri
Sicredi
Biotrigo
Cresol
Safeeds
Bonetti Agronutri