Jacto

As clostridioses são um grupo de doenças infecciosas graves, ocasionadas por um agente em comum: as bactérias do gênero Clostridium spp. Existem aproximadamente mais de 224 espécies de clostrídios, que são responsáveis por causar uma série de doenças com quadros neurotópicos, hepáticos, gastrointestinais, mionecroses e diarreias, sendo as mais frequentes .

A prevenção deve ser realizada através da vacinação, e, portanto, listamos abaixo 10 motivos para vacinar o seu rebanho:

1- Os clostrídios estão presentes na água, solo e pele, além de fazerem parte da microbiota intestinal dos animais e dos seres humanos, sendo assim, a bactéria é constantemente eliminada no ambiente, e, portanto, a sua erradicação é impossível. Diante da presença constante do agente no ambiente, a vacinação é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de prevenir. 

2- Os clostrídios estão presentes no ambiente na sua forma esporulada, ou seja, a sua forma infectante, capaz de causar a doença nos animais.

3- De fácil transmissão, os clostrídios penetram no organismo na forma esporulada por meio de alimento contaminado, feridas ou por inalação. 

4- As clostridioses raramente ocorrem de maneira isolada. Geralmente, ocorrem na forma de surtos em uma propriedade, afetando vários animais em um mesmo período, causando prejuízos altíssimos para o produtor.

5- O tratamento das clostridioses é difícil e oneroso. Os altos custos com antibióticos e medicamentos de suporte fazem com que o tratamento seja inviável, na grande maioria dos casos. Além disso, a doença se desenvolve de forma aguda, onde muitas vezes, não há tempo suficiente para instituir a terapia. 

6- Conforme citado no item anterior, as clostridioses causam quadros clínicos agudos, geralmente fatais, levando à morte dos animais acometidos poucas horas após o início da infecção. 

7- Os prejuízos econômicos são altíssimos, e estão relacionados à morte iminente dos animais. 

8- A vacinação é uma das práticas de manejo mais importantes para garantir a eficácia e sanidade do rebanho, além de ter uma excelente relação custo x benefício.

9- Investimentos com sanidade dentro de uma propriedade giram em torno de 3,14%. A perda de 1 único animal em fase de terminação morto por clostridiose, gera um prejuízo que pagaria a prevenção de cerca de 3.500 animais na fazenda.

10- Existe disponível no mercado a Excell 10, uma vacina completa, que protege contra as principais clostridioses, incluindo o tétano e o botulismo em uma única aplicação, facilitando o manejo do produtor.

A vacinação contra as clostridioses não é obrigatória, pois não influencia diretamente nas exportações, mas é a principal forma de controle das clostridioses. Excell 10 é uma vacina produzida com cepas altamente purificadas em ambiente controlado, Excell 10 foi a primeira vacina do mercado a associar os principais clostrídios em sua formulação, incluindo o tétano e botulismo, sendo a melhor opção para o manejo do produtor.

Agora que você tem 10 motivos para vacinar o seu rebanho, controle a doença na sua propriedade, vacine o seu rebanho! 

 

Saiba mais no site: www.dechra.com.br

 

M.V. Roberta Benvenuto Pereira

Dechra Brasil 


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

INOBRAM
J Malucelli
Lely

Facebook

Biotrigo
Oro Agri
Sicredi
Cresol
Safeeds
Bonetti Agronutri