Jacto

*Helmuth Hofstatter

Entender o mercado com a análise de dados de exportação é uma tarefa extremamente necessária para tomar decisões mais assertivas, porém, ela também pode ser complexa.

Afinal, as informações estão espalhadas em diversas fontes e, dessa forma, fica mais difícil ter uma visão completa e fiel à realidade para elaborar uma boa estratégia de exportação.

Porém, o questionamento que muitos profissionais de comércio exterior que trabalham com a exportação se fazem é: como realizar análises pertinentes ao negócio se há uma distribuição de dados tão diversificada e um acesso tão dificultado?

Separei algumas dicas de como estudar o mercado de exportação de maneira muito mais significativa para a sua empresa. Confira:

Entenda melhor sua concorrência

Ter acesso aos dados dos reais exportadores de um determinado produto pode trazer uma visibilidade extremamente valiosa das atividades do mercado e, consequentemente, da sua concorrência.

Porém, realizar essas pesquisas manualmente pode ser uma tarefa bastante trabalhosa — além de bem pouco assertiva.

Essa dor que os profissionais atuantes da exportação possuem no estudo do mercado pode ser resolvida com uma ferramenta de Big Data que contenha dados de real exportador.

Analise as rotas de exportação

Entender quais são as rotas mais utilizadas pelo mercado pode trazer insights preciosos para a sua estratégia. Mas, como?

Bom, se um concorrente está utilizando uma rota diferente do comum, esse pode ser um forte indicativo de que há uma excelente oportunidade que a sua empresa não está aproveitando para exportar um determinado produto.

Dessa forma, estar atento às rotas, produtos e volumes exportados é um passo essencial na elaboração de uma boa estratégia de exportação.

Estude dados históricos

Comparar dados de exportação por período é outra iniciativa importante para o entendimento assertivo do mercado internacional.

Na estatística, a Lei dos grandes números aponta exatamente isso: 

 

“Quando um experimento se repete um grande número de vezes, a probabilidade (na definição pela frequência relativa) de um evento tende para a probabilidade teórica”.

Por isso, é essencial estudar frequentemente os acontecimentos anteriores. Afinal, essa prática auxilia na elaboração de avaliações preditivas, que são extremamente proveitosas para a estratégia empresarial.

Utilize um software de dados de exportação

Como os dados estão espalhados por diversas fontes, as análises se tornam mais complexas. Porém, a utilização de um software de dados de exportação oferece uma visão mais unificada e centralizada das informações, além de facilitar — e muito — seu entendimento.

Ainda, o ambiente da exportação é composto por operações e informações muito dinâmicas. Visualizar essas informações de maneira mais didática também simplifica a compreensão dos dados.

A Logcomex é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o comércio exterior. O Big Data Exportação, plataforma de dados para exportadores e agentes de carga, possibilita análises completas do mercado.

A plataforma foi reformulada para atender ainda mais os atuantes da exportação. Novas informações foram incluídas e, ainda, a visibilidade está mais dinâmica, pois agora conta com dashboards intuitivos.

Confira as possibilidades que o novo Big Data Exportação oferece:

Alguns dos filtros são:

HSCODE;

Exportador;

Porto de origem e destino;

Tipo de carga;

Tipo de contêiner;

Média de valores de frete.

Também é possível visualizar na sua pesquisa dashboard contendo:

A quantidade de embarques;

Ranking de exportadores;

Ranking de armadores;

Informações de mercadoria;

Informações de origem e destino;

Gráfico Year to Date: uma comparação Year to Date de acordo com os filtros incluídos na pesquisa e com o período pesquisado.

Sobre a LogComex

A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse - http://www.logcomex.com/

Sobre Helmuth Hofstatter

Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.


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