Versão Online

    

Com a chegada do frio é importante ficar atento com possíveis enfermidades que possam acarretar a tropa.    

O garrotilho também conhecido como Adenite Equina é uma doença infecciosa que ataca equinos em qualquer idade, e, em qualquer época do ano, porém, a sua predisposição é muito maior nos períodos de baixa temperatura.    

É causada pela bactéria Streptococcus equi, e, sua transmissão se dá por via oral e nasal de forma direta ou indireta. Após penetrar no organismo do hospedeiro, migra para os linfonodos da cabeça, onde inicia o processo de multiplicação lenta, formando abcessos característicos da doença.    

Os sinais clínicos se dão geralmente de 7-10 dias após infecção, pode-se observar: febre, tosse, anorexia, depressão, corrimento nasal seroso e mucopurulento. Observa-se também aumento do volume dos linfonodos da cabeça e abcesso, dificultando a respiração devido a pressão ali exercida. Geralmente após 7-14 dias do início dos sinais clínicos os linfonodos tornam-se flutuantes, e, fistulam para o meio externo ou interno iniciando a cura da enfermidade.    

O diagnóstico é feito através do quadro clínico, podendo confirmar com o isolamento da bactéria Streptococcus equi, através da coleta com swab da secreção nasal purulenta ou do conteúdo dos abcessos, ou por PCR (Reação Cadeia Polimerase) a qual detecta o agente vivo ou morto, ou ainda pela técnica de ELISA que utiliza a busca de anticorpos contra a bactéria em questão.    

Animais afetados devem ser isolados para que se evite a disseminação do agente durante um período de 4-5 semanas. Após isolamento a terapia se intensifica para maturação e drenagem dos abcessos.     

É necessário que se faça a desinfecção de qualquer ferramenta que tenha entrado em contato com animal doente.    

O tratamento se dá a base de antibióticos, antiinflamatórios, compressas, iodo 3-5% para limpeza, e, em alguns casos faz-se a punção dos abcessos.

Artigo publicado na edição de Junho/17


Larissa Marcondes Camargo
Medica Veterinária
CRMV 08759/PR

 


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Facebook

Oro Agri