Versão Online

O colostro nada mais é que o primeiro leite liberado pela vaca nos primeiros dias após o parto. Possui aparência amarelada e viscosa, com alta quantidade de sólidos e elevado valor nutritivo. Rico em gorduras e proteínas, sendo a primeira responsável pelo fornecimento de energia aos animais e a segunda além de participar do metabolismo confere proteção contra doenças, que são os anticorpos ou imunoglobulinas.

            Os bovinos possuem a placenta diferenciada de outros animais não permitindo a passagem de anticorpos da mãe para o feto. Portanto as bezerras irão adquirir imunidade passiva contra doenças a partir da ingestão do colostro, até que seu organismo tenha capacidade de produzir suas próprias imunoglobulinas, que acontece na segunda ou terceira semana de vida (SALLES, 2011).

            A transferência de imunidade ocorre até as primeiras 24 horas vida, após as células do intestino delgado se fecham e não permitem dos anticorpos para a corrente sanguínea, que irão atuar contra patógenos. O primeiro fornecimento do colostro deve ocorrer nas três primeiras horas de vida, pois é quando ocorre a máxima absorção intestinal associado ao pico de secreção de anticorpos no colostro. O volume oferecido deve ser de 10% do peso vivo do animal divididos em diversas refeições diárias (LEITE,2012).

O método de fornecimento é determinado pelo produtor levando em consideração a eficiência de absorção intestinal, momento da primeira ingestão e volume do colostro consumido. Salientando que quando a bezerra permanece com a mãe após o nascimento o produtor perde o controle sobre o momento da primeira ingestão e quantidade ingerida, além de ficar em contado com microorganismos causadores de doenças.

Se o objetivo é obter uma vaca saudável, produtiva e longeva é necessário garantir inicialmente um manejo eficiente na criação das bezerras. Desta maneira é necessário dar atenção especial a colostragem, manejo sanitário e nutricional nos primeiros dias de vida do animal.

Artigo publicado na edição de maio/16

Viviann Y. Einsfeld

Acadêmica de Agronomia – UTFPR-DV

einsfeld.viviann@gmail.com

Foto:Colostrum Quality 


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Facebook

Oro Agri