Jacto

De 6.080 litros de leite/ha/ano para 28.000 litros de leite/ha/ano

Há 2 anos venho escrevendo para o Jornal Folha agrícola, é uma grande satisfação compartilhar o que vivo no dia a dia nas propriedades.     

Provavelmente você deve conhecer muitos produtores que não estejam felizes com a atividade, mas por outro lado, existem produtores que vão muito bem, ganhando dinheiro ano após ano, independe o que tem ocorrido no mercado nos últimos anos, como vamos poder ver nesta propriedade que fica localizada em Cândido Godói – RS.     

A área útil para a produção de volumoso dessa propriedade é 11,5 ha, sendo 7 ha de jiggs e 4,5 ha de milho para silagem, no inverno plantamos aveia e azevém em toda a área.     

Manejo esse simples, que muitas propriedades já utilizam, mas poucas tem a mesma produtividade!      

O produtor Renato Acker é muito dedicado, comprometido, persistente e junto com a sua família estão construíram resultados incríveis, agora em maio serão 7 anos que trabalho junto a família, e isso não é 1 mês, 1 ano, ou 3 anos, vamos falar de resultados construindo em 7 anos.     

Já conseguimos elevar os teores de nutrientes para níveis alto no solo, sendo assim, toda a adubação de milho e da pastagem vão ser feita só referente a exportação de nutrientes.     

Vamos conseguir imprimir uma seleção genética onde vacas com produção menor de 23 litros/lactação serão vendidas, ou seja, vacas com produção em 305 dias de 7015 litros.     

Antes de iniciamos o trabalho, em 2009 a propriedade além dos 11,5 ha, arrendava mais 3,5 ha, sendo a produção média de 250 litros de leite/dia, o que gerava uma produtividade de 6080 litros de leite/ha/dia.     

Trabalhando com pastagem perene, no caso da propriedade com jiggs, recuperando a fertilidade do solo, ajustando manejo de pastagem, fazendo acasalamento para escolher o sêmen que entra na propriedade, criando muito bem as bezerras, cuidado do pré – parto para as vacas parirem bem, coisas simples, mas muito bem feitas, nos proporcionaram a chegar hoje a produtividade de 28.441 litros de leite/ha/ano, como pode ver na Tabela 01    

Tabela 01. Evolução da propriedade.

Ano 2009 Março/16 a Fevereiro/17
Média da produção diária (litros/dia) 250 892
Vacas em lactação 15 38
Média das vacas em lactação (litros) 16,66 23,5
Área (ha) 15 11,5
Produtividade (litros de leite/ha/ano) 6083 28341

Fonte: Planilha de campo.

Tivemos picos de produção de 1300 litros de leite por dia, nossa meta é manter a produção de 1000 litros de leite/ano, ainda temos a fazer alguns ajustes na propriedade, ajustes esse estão relacionados a nutrição.      

Parece fácil, simples, mas colocar tudo isso em prática leva tempo e muita determinação, mas se você leu até aqui, são escolhas que tomamos no dia a dia que podem nos levar para o sucesso ou fracasso da propriedade.     

Não tem mágica, há sim técnicas e uma metodologia para colocar o conhecimento em prática, e posso afirmar a você que é sempre dando um passo de cada vez que iniciamos a caminhada. 

 Artigo publicado na edição de Abril/17

Juliano Alarcon Fabricio 
Engenheiro Agrônomo Mestre
Consultor da Costa Consultoria 
(46) 9 9136 1900

Artigo publicado na edição de  Abril/17


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Safeeds
Matsuda

Facebook

Biotrigo
Oro Agri
Vencofarma
Dispec
Cresol
Agral
Calpar
Bonetti Agronutri