Jacto

As opções forrageiras tem se diversificado significativamente nos últimos anos e o produtor deve ter o conhecimento das novas espécies e cultivares forrageirras disponível no mercado.
Com relação ao verão, o sorgo é uma cultura que teve grande evolução com lançamento de novas cultivares que modificaram substancialmente a paisagem de produção.

É importante considerar o cultivo de sorgo como uma alternativa interessante com o objetivo de manter a sustentabilidade dos sistemas de produção pecuária com maior eficiência e lucratividade. Dentre suas características principais se deve considerar:

• Maior tolerância ao estresse hídrico e térmico
• Maior eficiência fotossintética e uso da água
• Muito boa capacidade exploratória do solo com agressivo sistema radicular
• Boa cobertura de solo no fim do ciclo de pastejo
• Baixo custo de produção de forragem de alta qualidade

• Alta capacidade produtiva

• Excelente rebrote

Pode ser utilizado como pastejo direto, corte para produção de silagem, capim fresco ou feno.

Seu plantio pode ser feito em sistema de plantio direto ou convencional, dependendo do fim de seu uso utilizando plantadeiras e discos especificos para a cultura. Em caso de pastoreio o ideal é fazer semeadura com equipamento utilizado em culturas de inverno e espaçamento entre linhas de 17 a 35 cm dando assim uma maior densidade a pastagem e melhorando a relação folha colmo. Em caso de ensilagem o espaçamento varia de 45 a 70 cm.


A data de semeadura do sorgo é condicionada pela temperatura do solo e pela umidade. A temperatura do solo a 5 cm de profundidade não deve ser inferior a 18 ° por 3 dias consecutivos.
A densidade das sementes depende do tamanho e peso da semente, do sistema de plantação, ciclo da cultivar selecionada, disponibilidade de irrigação, tipo de solo e ambiente produtivo.

O cultivo do sorgo deve ter um bom tratamento tecnológico e manejo adequado para que possa expressar seu potencial produtivo. Atualmente, o mercado de sorgo é muito bem servido pela indústria de sementes com um grande desenvolvimento tecnológico nos últimos anos.
No mercado existem vários tipos de sorgo para diferentes destinos e atividades produtivas. Nos últimos anos, a melhoria genética do sorgo foi muito intensa. Isso
determinou a geração de novos híbridos com maior potencial produtivo, com maior
digestibilidade seguindo um menor conteúdo de lignina (gene BMR), alem de materiais que atrasam sua floração alongando seu ciclo produtivo (fotosensitivo).

Com todas estas vantagens o sorgo é uma importante ferramenta dos sistemas de produção pecuária e quando utilizado de forma racional pode trazer bom retorno economico ao produtor atraves da produção de carne e leite durante os meses de verão.

 

Clique aqui e conheça estes produtos: 

SEMENTE IMPORTADA SORGO FORRAGEIRO CV ACA 729 - 25KG

SEMENTE IMPORTADA SORGO FORRAGEIRO CV ACA 717 - 25KG


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Safeeds
Matsuda

Facebook

Biotrigo
Oro Agri
Bonetti Agronutri
Dispec
Cresol
Rehagro
Vencofarma
Agral