Jacto

Em um inverno chuvoso, cria-se, ambiente favorável para o surgimento de doenças que comprometem os cascos dos bovinos devido a alta umidade.

Por ter uma característica anatômica fendida no casco, facilita a entrada de agentes, e, consequente instalação de doenças, dificultando a visualização de possíveis ferimentos nos espaços interdigitais.

Ambientes caracterizados por campos alagados ou acúmulo de lama, causam, predisposição ao amolecimento e enfraquecimento do casco, aumentando assim, a possibilidade de infecção na pele interdigital.

Vale ressaltar ao produtor, a importância do mesmo em ficar atento ao comportamento dos animais, e, a detecção imediata de manqueira nesses períodos úmidos, para que se dê início o mais rápido possível de tratamento adequado, evitando assim maiores perdas.

O descuido pode acarretar em perda de peso pela diminuição na ingestão de alimentos, devido, dificuldade de locomoção desses animais, oriunda da dor intensa causada por essas lesões. Se detectada tardiamente, pode ocorrer o comprometimento definitivo dos cascos.

Os principais tratamentos adotados são a limpeza e curetagem do local para remoção do tecido necrótico, e, aplicação tópica e sistêmica de antibióticos.

Artigo publicado na edição de julho/17

Larissa Marcondes Camargo

Medica Veterinária

CRMV 08759/PR

Imagem: Ourofino


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Cresol
Safeeds

Facebook

Biotrigo
Vencofarma
Oro Agri
Dispec
Bonetti Agronutri
Rehagro
Calpar
Agral