Jacto

Safetox Plus R com amplo espectro de ação, combate os danos causados pelas micotoxinas na saúde e performance produtiva dos animais, tanto criados no pasto quanto em confinamento.

Os danos causados pelas micotoxinas na saúde e performance produtiva dos animais, tanto criados no pasto quanto em confinamento, já são conhecidos há muitos anos pelos profissionais do ramo de nutrição animal.

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) anualmente divulga números alarmantes sobre os altos índices que são encontrados de substâncias tóxicas oriundas de fungos (micotoxinas), adquiridos das mais diversas formas, sendo as principais aquelas que remetem ao campo e a forma de armazenagem dos alimentos.

Dentre os desafios de diagnosticar os sinais clínicos de uma intoxicação por micotoxinas, o principal é saber qual micotoxina está presente no alimento ou na dieta dos animais. Sabe-se que há mais de 300.000 delas, porém, são estudadas pouco mais de 300 variedades.

As mais patogênicas para os ruminantes são as Aflatoxinas, Fumonisinas, Zearalenonas, Deoxinivalenol (DON), Ocratoxinas e Tricotecenos.

Diante desse cenário, a Safeeds Aditivos para Nutrição Animal (Cascavel-PR) por mais de 5 anos, avalia e armazena dados de alimentos e dietas que são fornecidos para bovinos em todo território nacional. O intuito desse controle é obter informações precisas sobre a contaminação dos alimentos e fornecer aos clientes um relatório específico sobre real situação de sua produção.

O alimento mais recorrente nas dietas de engorda no país é a silagem de milho (planta inteira e grão úmido). Os gráficos abaixo mostram o percentual de positividade nas amostras recebidas pela Safeeds (dados internos de 2016 e 2017). 

Conforme demonstram os gráficos, as micotoxinas de maior presença nas silagens de milho (planta inteira) foram: DON (88%), Zearalenonas (81%), Fumonisinas (31%) e Aflatoxinas (19%); e no grão úmido: Aflatoxinas e Zearalenonas (75%), e Fumonisinas (25%). As micotoxinas DON não apresentaram níveis condizentes a intoxicação.

Os sinais clínicos mais comuns encontrados em cada micotoxina são:

• Aflatoxinas: Afeta diretamente o sistema imunológico do animal;

• Fumonisinas: Distúrbios digestórios, diarreias inespecíficas e doenças hepáticas;

• Zearalenonas: Complicações reprodutivas, abortos, retenções e cios irregulares;

• Deoxinivalenol (DON): Processos inflamatórios e lesões no aparelho locomotor.

Os dados encontrados deixam evidente que todas as micotoxinas que apresentaram maior inclusão são oriundas de fungos de alta capacidade de adaptação ao meio (Aspergillus spp.).

As silagens, por tratarem-se de alimentos conservados, possuem estágios fermentativos específicos e exigências de fermentação anaeróbica, e por algum manejo inadequado que venha expor o material ao oxigênio, os fungos presentes na massa sofrem estresse de variação térmica e pH, liberando, assim, os metabólitos tóxicos ao meio.

Com base em um banco de dados amplo de análises e conhecendo os desafios regionais climáticos enfrentados pelo pecuarista, a Safeeds criou um potente adsorvente específico para ruminantes, o Safetox Plus R.

Safetox Plus R foi desenvolvido a partir da realidade climática e sanitária dos Estados com maior população bovina do Brasil e controla, com amplo espectro de ação, todas as micotoxinas apresentadas acima.

Sua composição apresenta uma combinação sinérgica de bio-estimuladores da resposta-imune, hepato-protetores fitogênicos, protetores hepáticos by-pass e potencializadores de adsorção de ampla ação. Este blend foi validado pelos mais seletos centros de pesquisa e ciência, referências no estudo de micotoxinas no Brasil.

Para maiores informações, consulte-nos. Fone (45) 3309-5000 ou e-mail: vendas@safeeds.com.br.

Artigo publicado na edição de Julho de 2019 da Folha Agrícola

Jorge A. Abreu

Gerente de Mercado 

de Ruminantes Safeeds


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Safeeds
J Malucelli
INOBRAM

Facebook

Biotrigo
Oro Agri
Real H
Cresol
Bonetti Agronutri