Jacto

Para quem acompanha as publicações mensais do jornal Folha Agrícola, no ano passado escrevi vários textos referente a uma propriedade onde iniciamos o trabalho em agosto de 2016. 

Contamos todos os passos realizados que podem ser conferidos nas edições anteriores. Na primeira visita, a propriedade produzia 520 litros de leite/dia, com 44 vacas em ordenha, com uma média de produção por vaca de 11,81 litros/dia. Muitas horas de trabalho e ajustes foram dedicados desde  então. 

Foram descartados os animais improdutivos, adquiridos alguns animais para reposição, ajustamos o manejo e adubação das pastagens, e foram construídos dois silos de alvenaria para não perdermos nada de silagem e facilitar o trabalho em período de muita chuva.

Contratamos um médico veterinário para cuidar da sanidade e da reprodução dos animais, este faz visitas mensal a propriedade. 

Com as pastagens de inverno prontas e o local de pré-parto definido, estabelecemos uma rotina na propriedade para facilitar os trabalhos e sabermos o que tem que ser feito durante o dia, a semana, o mês e o ano. 

Depois de 10 meses de muito trabalho e organização, hoje a produção está em 900 litros de leite/dia, com 50 vacas em ordenha. Se não fosse a chuva já estaríamos chegando ao objetivo, que é produzir 1000 litros de leite/dia.

Tabela 01 – Produção inicial, meta e produção atual da propriedade.

Índices Agosto/2016 Meta Produção Atua
Produção diária (litros) 520 1000 900
Vacas em ordenha (nº) 44 50 50
Média das vacas em ordenha (litros/dia) 11,81 20 18

Fonte dos dados: Planilha de campo.

A propriedade começa a virar página. Assim que tivermos mais pastagens de inverno, chegaremos aos 1000 litros de leite/dia. E o desafio continua. Ajustamos todo mês a ração e a mineralização dos animais para que fiquem prenhas em até 90 dias de paridas e, a partir daí, vamos buscar manter a produção de 1000 litros de leite por ano, e claro, fazendo a seleção de animais para que naturalmente tenha aumento na média de produção de leite por vaca e consequentemente a produção da propriedade.  

O futuro está em suas mãos e depende de suas escolhas! 

Ficamos a disposição para dúvidas. 

 

 

Artigo publicado na edição de julho/17

Juliano Alarcon – Doutor Pastagem

Engenheiro Agrônomo Mestre

Consultor da Costa Consultoria

 (46) 9 91361900


Este conteúdo é de uso exclusivo, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem a prévia autorização do mesmo.




Deixe seu comentário

Safeeds

Facebook

Matsuda
Biotrigo
Bonetti Agronutri
Fankhauser
Oro Agri
Dispec
Cresol
Vencofarma
Agral