Jacto

Estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o vazio sanitário da soja no estado termina nesta segunda-feira (10). Esse período, que teve início do dia 10 de junho, estipula o calendário do cultivo de soja e o período obrigatório de vazio sanitário. Com isso, o plantio da safra 2018/2019 da oleaginosa ocorrerá entre 11 de setembro e 31 de dezembro.

Prevenção
O vazio sanitário de 90 dias teve por objetivo a redução do inóculo do fungo da ferrugem asiática durante a entressafra e, assim, diminuir a incidência da doença durante o ciclo da cultura.

MS
No Mato Grosso do Sul o vazio sanitário vai até o próximo dia 15, conforme estabeleceu a Resolução da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) nº 648. Com isso, o período de semeadura da soja naquele estado irá do próximo dia 16 até 31 de dezembro.

Preparativos
A Copagril lembra os agricultores que grande parte do êxito de uma boa implantação da soja depende da agilidade e uniformidade do estabelecimento da população de plantas por área, o que está diretamente associado ao processo de semeadura. Por isso, o setor agronômico da Cooperativa recomenda realizar com antecedência a revisão e regulagem da semeadeira, pois disso depende o sucesso da implantação correta da lavoura. Neste sentido, os cooperados devem entrar em contato com a assistência técnica da Copagril para se informar sobre os procedimentos para um plantio adequado.




Deixe seu comentário

Safeeds

Facebook

Biotrigo
Matsuda
Oro Agri
Bonetti Agronutri
Cresol
Dispec
Agral
Vencofarma