Jacto

 

A capital do Estado, Campo Grande, sedia até domingo (05/08) a maior competição da raça na modalidade de Laço Comprido.

 

Desde sua origem, a raça Quarto de Milha tornou-se ao longo dos anos um ponto de referência mundial entre todas as espécies equinas, fruto de suas inúmeras qualidades genéticas, como a marcante estrutura morfológica, velocidade, docilidade e, principalmente, por sua versatilidade em executar funções atléticas nas mais variadas modalidades. No Brasil, alguns exemplares fizeram e ainda fazem parte da história, tornando-se ícones na reprodução.

 

De acordo com levantamento da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha –, considerada atualmente a maior entidade de raça equina da América Latina, o plantel nacional do Quarto de Milha é de 560 mil animais. Na região Centro-Oeste, o MS lidera na criação da raça. O Estado aparece na 4ª posição, com um plantel de 31 mil animais registrados no Stud Book, cartório de certificados de registros genealógicos.

 

As provas de Laço Comprido são responsáveis pela valorização, crescimento da raça e aquecimento do setor no MS. Cerca de 150 eventos são realizados todos os anos no Estado, gerando um grande impacto financeiro na economia local. A indústria do cavalo cria milhares de oportunidades de emprego e movimenta centros de treinamento e de reprodução, leiloeiras, além do comércio geral, de ração, produtos veterinários e equipamentos.

 

Há mais de uma década, a capital sul-mato-grossense sedia as principais competições de Laço Comprido do país. Já na 13ª edição, o Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM vão até o próximo domingo (05/08), no Parque do Peão/CLC. De acordo com o Núcleo Sul-Mato-Grossense de Quarto de Milha (MSQM), organizador do evento, esse esporte, que exige animais de alto padrão genético, cresce cerca de 20% ao ano no Estado.

 

Os eventos da ABQM são importantes vitrines para a raça. “Com o crescimento de proprietários, criadores e associados no Mato Grosso do Sul, deixamos de ser compradores de genética do Quarto de Milha e passamos a ser fornecedores de destacados exemplares para outras regiões do país”, enfatizou Igor Goudard Viana, presidente do MSQM. Atualmente, o Estado possui 4,3 mil proprietários, 2 mil criadores e 1,2 mil associados à ABQM.

 

Confira a programação no portal: www.abqm.com.br. A entrada é gratuita.




Deixe seu comentário

Safeeds
Biotrigo

Facebook

Show Rural Coopavel
Matsuda
Oro Agri
Bonetti Agronutri
Agrishow 2019
Agral
Dispec
Cresol
Fankhauser