Versão Online

Devido o dia a dia no campo temos a oportunidade de conhecer várias propriedades e seus mágicos dimensionamentos. Pasmem! Vemos de tudo!!! E o pior são que  muitos acabam acreditando nessas receitas mágicas, grandiosas para o sucesso da propriedade, muitos acabam  perdendo tempo e dinheiro, muitas vezes se cansam  da atividade, seus filhos vão embora por não enxergar um futuro digno na propriedade, a conta fecha no vermelho e todo o seu suor do dia a dia é perdido.  

Semana passada visitando novos produtores, todas as propriedades ótimas, com potencial de aumentar a produção em média 5 vezes, mas hoje estão na dúvida:     

Aumento a produção de leite?  

Ou vendo tudo e vou para outra atividade?   

Todas as propriedades visitadas  tinham pastagem, até as áreas de pastagem se bem manejadas poderiam receber mais vacas na propriedade, todas tem  boas infra estrutura (sala de alimentação, sala de ordenha, algumas até com irrigação).     

Como sempre reforço nos artigos, toda causa tem um efeito!  E alguns conceitos são imutáveis, ou seja, pode passar 100 ou 200 anos que vamos continuar a discutir sobre eles:
  -  Fertilidade de solo;
  -  Escolha da pastagem a ser plantada e seu manejo. Atendendo a real necessidade do produtor.
  -  Reprodução dos animais, a vaca tem que dar um parto por ano.
  -  Melhoramento genético e seleção dos melhores animais. Atendendo a real necessidade do produtor.
  -  Composição do rebanho, pelo menos 50% do rebanho tem que ser vacas em ordenha.
  -  Conforto dos animais, sombra e água para todo o rebanho.
  -  Qualidade do leite. 
  -  Remuneração do capital investido na propriedade.     

Somente quando ajustamos a real necessidade da família, relacionarmos a parte econômica com a parte zootécnica da propriedade vamos ter  a visão de tudo o que está acontecendo na propriedade, seria como se fizéssemos um  check-up médico.  A partir daí conhecemos onde estamos e onde queremos chegar!    

Cada propriedade é um sistema único de produção e os todos os conceitos relacionados acima tem que ser levados em consideração para o dimensionamento da propriedade para que ela  possa atingir o maior lucro.   

Os conceitos acima são fundamentais e deveriam ser implantados nas propriedades respeitando a capacidade de investimentos dos produtores e o número de vacas a ser trabalhado, eu não posso ir saindo fazendo 2 ha de pastagem para uma propriedade com somente 10 vacas em ordenha.     

No próximo mês vamos mostrar o caso do César Frank que em 2010 era soldador da Becker  e tinha 5 vacas, hoje já chegamos a uma produção de 570 litros/dia.    

O grande Leonardo da Vinci disse: A simplicidade é o último grau de sofisticação.     

Pensem nisso e um forte abraço.    

Ficamos a disposição para qualquer dúvida. 

Artigo publicado na edição de Abril/16

Juliano Alarcon Fabricio 
Engenheiro Agrônomo Mestre
Consultor da Costa Consultoria 
(46) 9 9136 1900
 




Deixe seu comentário

Facebook

Agrobrisa