Versão Online

Uma missão do governo das Filipinas está no Brasil para conhecer a raça bovina leiteira Girolando e negociar com o governo brasileiro a abertura das importações de animais vivos da raça. O ministro da Agricultura das Filipinas, Emanuel Piñol, e membros do governo visitaram nesta quarta-feira (06/12), a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em Uberaba/MG, para conhecer o trabalho na área de melhoramento genético e registro genealógico desenvolvido pela entidade. Segundo o ministro, a intenção é formar um rebanho de Girolando nas Filipinas para ampliar a produção de leite do país, que hoje produz apenas 1% do leite consumido. “Temos um clima com temperaturas mais elevadas e precisamos de animais rústicos e de alta produtividade, como o Girolando, para melhorar significativamente nossa produção.”, diz Piñol. A comitiva conta com outros 10 representantes do governo filipino.

O superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva, apresentou aos filipinos o potencial produtivo da raça, que hoje representa 80% do rebanho leiteiro do Brasil, e os projetos da entidade para promover o melhoramento genético do rebanho nacional. O banco de dados da associação conta com cerca de 1,68 milhões de animais registrados. O coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, Marcello Cembranelli, também participou da reunião.

Além da importação de animais vivos e material genético, a intenção do grupo é fundar uma associação de criadores de Girolando nas Filipinas. Para isso, eles pretendem firmar um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando nos mesmos moldes do documento assinado com o Equador na semana passada, e com vários países da América Latina nos últimos dois anos.

Como Filipinas é livre de febre aftosa sem vacinação, será negociado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil um protocolo sanitário para viabilizar a importação de mais de 4 mil animais. A proposta prevê ainda a importação de embriões. A reunião do ministro Emanuel Piñol com o ministro Blairo Maggi ocorrerá na próxima semana.

A comitiva filipina já visitou a fazenda selecionadora de Girolando São Sebastião, pertencente à empresa Agroexport, em Campo Florido/MG, e ainda passará pela central de inseminação Alta Genetics. Ambas fazem parte do projeto internacional Brazilian Girolando.




Deixe seu comentário

Facebook

Oro Agri