Jacto

Aos poucos, a colheita da segunda safra de milho tem avançado no estado no Paraná. Conforme levantamento reportado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), até o último dia 6 de agosto, cerca de 49% da área cultivada nesta temporada já havia sido colhida. Apesar da evolução dos trabalhos nos campos de 18% em uma semana, o índice está abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior, de 67%.

Ainda no relatório, o departamento destacou que 18% das plantações apresentam boas ou excelentes condições. 52% apresentam condições medianas e 30% das lavouras apresentam condições ruins. O Deral também informou que 95% das áreas estão em fase de maturação e 5% em frutificação.

No final do julho, o departamento estimou a safrinha de milho em 9,2 milhões de toneladas, contra as 13,2 milhões de toneladas estimadas inicialmente. Isso porque, além da semeadura fora da janela ideal, em muitas regiões do estado, as lavouras sofreram com mais de 40 dias sem chuvas.

A expectativa é que a produtividade fique próxima de 4,41 mil quilos por hectare, um recuo de 20% em comparação com a safrinha passada, de 5,51 mil quilos por hectare. Ao todo, os produtores semearam mais de 2,10 milhões de hectares nesta temporada, ainda segundo dados do Deral.




Deixe seu comentário

Safeeds
Matsuda

Facebook

Biotrigo
Oro Agri
Vencofarma
Dispec
Cresol
Calpar
Agral
Bonetti Agronutri