Jacto

Pontiac 350 SC, da Rotam do Brasil, ajuda no combate aos nematoides e eleva produção na cultura

Para tentar evitar dor de cabeça com os principais nematoides na cana-de-açúcar, a Rotam do Brasil, oferece aos produtores da cultura, o nematicida e também inseticida Pontiac 350 SC, do grupo químico Metilcarbamato de oxima para aplicação no sulco da planta. Os famosos nematoides podem gerar prejuízos de 25% na produção. O produto auxilia na diminuição desse número, além de elevar o vigor do canavial e por consequência aumentar o índice de área foliar e desenvolvimento dos perfilhos.

Os principais nematoides prejudiciais ao agricultor de cana-de-açúcar são os do tipo Meloidogyne javanica, além do Pratylenchus zeae. O Pontiac 350 SC, 1º Tiodicarbe registrado em mercado de cana, age diretamente contra eles e gera vários benefícios, como explica Carlos Guarnieri, Técnico Sênior da Estação Experimental, de Arthur Nogueira-SP. “Os polímeros do produto protegem a molécula nas diversas condições de uso. Além disso, Pontiac 350SC é dotado de filtro solar em sua formulação, o que evita a fotólise, que é a decomposição dos produtos químicos, através da ação solar. Os componentes presentes em sua formulação também proporcionam excelente estabilidade, homogeneização e compatibilidade na calda de aplicação e assim incrementando do rendimento operacional”, explica.

Mais cana e efeito fitotônico

Dados de pesquisa em campo demonstrativo na área de um fornecedor de cana na região de Piracicaba-SP revelam que a testemunha produziu 55 perfilhos a cada 10 metros, e a planta com o produto, 76 perfilhos, ou seja, 38% a mais. A produção também aumentou 13%, sendo Pontiac 350 SC, 81,1 toneladas de cana-de-açúcar por hectare frente a 70,5 da testemunha. “A produção com a aplicação do nematicida foi superior a uma tonelada de açúcar por hectare. Ou seja, mais dinheiro no bolso do produtor”, aponta Guarnieri.

Além de mais cana-de-açúcar, o produto interfere diretamente nos hormônios promotores, responsáveis principalmente pelo desenvolvimento de raízes e crescimento do colmo primário. Antecipando a formação de raízes, beneficiando a brotação e assim elevando a eficiência e resistência a diferentes condições de ambiente. Esse crescimento a mais, proporcionado pela aplicação de substâncias estimulantes, como o Pontiac 350 SC, é conhecido como efeito fitotônico.

Rotam do Brasil - A Rotam CropScience é uma empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional que vão desde proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas/SP e a estação experimental em Arthur Nogueira/SP.




Deixe seu comentário

Safeeds

Facebook

Biotrigo
Matsuda
Bonetti Agronutri
Oro Agri
Dispec
Cresol
Agral
Vencofarma