Jacto

A diferença entre o sucesso e o fracasso na maioria das vezes está relacionada em como são destinadas as ações diárias na propriedade, e isso independe se tenho muito ou pouca infraestrutura, mas sim como estamos utilizando o nosso tempo, os recursos  e conhecimento que temos disponíveis. Será que estamos focados para aproveitar esses recursos da melhor forma possível?

Como venho escrevendo desde o inicio do ano, já citamos vários casos de sucesso de produtores em várias regiões do Sul do País, gostaria que pudéssemos refletir um pouco mais sobre a propriedade, principalmente porque é dezembro e um novo ano se iniciará.

Todo sucesso faz parte de um processo! Fato!

Produtores que vem trabalhando ao longo dos anos com conceitos imutáveis: fertilidade de solo, manejo e escolha de pastagens, melhoramento genético e seleção dos animais, avaliação de custos e índices zootécnicos, conforto dos animais, qualidade do leite e dimensionamento dos equipamentos da propriedade, estão conseguindo resultados incríveis! Possibilitando um aumento de produção e renda, conseqüentemente podendo proporcionar uma qualidade de vida melhor para toda a família.

Muitas vezes algumas pessoas querem acelerar muito o crescimento, atropelando alguns processos e não obtendo a produção e lucro esperado da atividade. Posso afirmar para vocês com certeza, que a direção que a propriedade está seguindo é muito mais importante que a velocidade de crescimento.

Em 2009 fiz um curso em São Carlos – SP com o professor Doutor Vidal Pedroso de Farias, e neste curso o professor Vidal fez algumas perguntas:

O que produz renda em fazendas leiteiras?
Resposta: Leite.
O que produz leite?
Resposta: Vaca.
Outros animais produzem leite, mas no caso especifico estamos falando de leite de vaca.
Qual a fonte de volumoso mais barato?
Resposta: Pastagens.
Quando combinamos esses fatores os resultados são surpreendentes!

Independente o tamanho da propriedade, é fundamental aplicarmos corretamente o conceito de adubação, o número de piquetes respeitando o ciclo de cada pastagem, e respeitando a capacidade de suporte de cada pastagem, iniciando o trabalho com as melhores vacas das propriedades, sempre que possível. Tenho oportunidade de conhecer propriedade de vários Estados e diferentes tamanhos, variando de  5 ha a 1000 ha de pastagem, e as falhas de manejo são as mesmas.

Hoje podemos dizer que o grande problema não é falta de conhecimento, mas sim o que eu faço com o conhecimento, como eu posso aplicá-lo no dia a dia em minha propriedade para obter o melhor resultado possível.

É natural que todas as pessoas do mundo desejem o sucesso e felicidade em sua vida, caso isso não esteja acontecendo, teremos que fazer algumas mudanças para obter um resultado diferente.

Toda caminhada começa com um passo, convido a todos para iniciarmos 2016 com o pé direito em busca do sucesso na propriedade.

    Desejo um feliz natal e prospero ano novo.  Um forte abraço.
 

Artigo publicado na edição de Dezembro/15

Juliano Alarcon Fabricio 
Engenheiro Agrônomo Mestre
Consultor da Costa Consultoria 
(46) 9 9136 1900

Foto: Granja Ortigara,Taquaruçu do Sul - RS

 




Deixe seu comentário

Biotrigo
Safeeds

Facebook

Matsuda
Show Rural Coopavel
Agral
Bonetti Agronutri
Agrishow 2019
Oro Agri
Dispec
Cresol
Fankhauser