Versão Online

No texto passado discutimos quais passos tomar na primeira vista, vamos ver as respostas de algumas das perguntas, assim saberemos onde o produtor quer chegar. 

E você leitor e leitora, já parou para pensar onde você que chegar? 

Qual o objetivo do produtor? 

Objetivo é produzir 1000 litros/dia. 

Quais as características da propriedade? 

Temos 5 ha de jiggs irrigados para os pastos no verão, mais 2 ha de mombaça para vacas. Temos 8 ha de área de milho para silagem, se precisar pode ser feito safrinha e temos outra área que é utilizada com o plantio de soja 12 ha, nesta área no inverno usamos aveia e azevém. Com isso definimos o sistema que vamos trabalhar, pastagem de verão jiggs irrigada, pastagem de inverno na área que tem soja no verão, e silagem quando for necessário.  

Importância da análise de solo, fica clara na foto, não adianta eu ter o pasto irrigado e não fazer a adubação correta, com isso não vamos obter o resultado esperado com o pasto, vamos ter que aumentar o consumo de silagem,  aumentar a proteína da ração, e deixando o custo de produção mais elevado. 

A meta é trabalha com 50 UA (unidade animal equivale a 450 peso vivo) nesta área de 5 ha sem o uso de silagem no verão, como a pastagem tem um alto teor de proteína, podemos reduzir o teor de proteína da ração para 15% ou menos,  sem problema algum na produção de leite. 

A divisão da área de pastagem, como a área é de 5 ha, mesmo sabendo da importância da divisão em lotes das vacas, para diminuir a competição entre os animais, o produtor decidiu trabalha somente com um lote de vacas, portanto os 5 ha de jiggs foram divididos em 20 piquetes de 2500m².  

Para as próximas visitas vamos fazer:
    1 -  A intepretação da análise de solo, urgente! Vocês podem ver na foto como tem manchas de fertilidade na área pela foto 01.
    2 -  Montar a planilha de custos, avaliar os índices zootécnicos, e medir a área se soja para deixar pronto os piquetes de inverno.

Todo sucesso faz parte de um processo! 

Quais processos vocês tem seguido em minha propriedade para obter uma melhor renda?

 

Ficamos a disposição para qualquer dúvida. 

Convido a conhecer minha página no facebook, doutor pastagem, lá posto de fotos das propriedades e passo algumas dicas. 

 

 

Um forte abraço e até o próximo mês. 

Artigo publicado na edição de Novembro/16

Juliano Alarcon Fabricio 
Engenheiro Agrônomo Mestre
Consultor da Costa Consultoria (46)91361900

Foto 1: Jiggs importancia da adubação




Deixe seu comentário

Facebook

Oro Agri