Versão Online

Diretores, supervisores regionais, coordenadores, assessores, técnicos em posições de assessoramento estratégico às funções de planejamento e gestão governamental e setorial da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar, participaram do curso presencial “Gestão Estratégica Orientada para Resultados”. A capacitação foi realizada, de 6 a 8 de junho, no Espaço de Capacitação da Escola de Gestão do Paraná, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

O curso veio ao encontro dos interesses da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) no momento, que está promovendo a revisão de seu planejamento estratégico, atualização de indicadores de resultados e mapeamento de processos.

O docente foi o especialista em Administração Pública, Alexandre Borges Afonso. Ele destacou que o objetivo foi discutir o processo de formulação e de desdobramento da agenda estratégica, envolvendo a construção dos painéis de contribuição, o desenvolvimento do mapa estratégico, a definição e o detalhamento dos indicadores, e a formação do portfólio de iniciativas.

“Nós fizemos uma discussão estratégica bem robusta, utilizando elementos da própria estratégia da Adapar. Discutimos muito sobre metas, indicadores, do próprio mapa estratégico. Boa parte do material que desenvolvemos aqui, os servidores podem aproveitar na própria discussão do mapa estratégico deles”, explicou Borges.

O coordenador de sistemas da gerência de apoio técnico da Agência, Pedro Lemos Júnior, disse que o curso foi muito produtivo. “Pudemos ver a possibilidade de implantar algumas ferramentas na empresa, desenvolver um trabalho de mapa estratégico, visando o futuro do Órgão. Houve muitas dinâmicas para que pudéssemos treinar na prática o conteúdo”, avaliou Lemos.
A servidora da Adapar, Maria das Vitórias, relatou que “todos puderam perceber que é necessário um trabalho em equipe, de forma sistêmica. Apesar de existirem opiniões diversas, o foco do grupo sempre é para um mesmo objetivo. Pudemos perceber a importância da gestão, e esse curso trouxe uma maneira de pensar para fora, para um todo, algo além do horizonte”, ressaltou Maria.

A realização do curso alinha-se aos objetivos estratégicos: "Fortalecer os processo de planejamento e gestão" e "Desenvolver equipes orientadas por competências técnicas, gerenciais e comportamentais".




Deixe seu comentário

Facebook

Enquete

Qual sua atividade?

Pecuária
Avicultura
Ovinocultura
Agrícola
Outra