Jacto

Ricardo Boechat e Rodrigo Orengo apresentarão um panorama da política brasileira no evento, ocasião na qual também serão conhecidos os vencedores do PER 2017

Em torno de 4,5 mil produtores rurais, líderes sindicais e autoridades de todo o Paraná estarão em Curitiba no próximo dia 1º de dezembro para participar do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais.

O comentarista Ricardo Boechat, da Rádio BandNews FM; o editor-chefe da Band em Brasília, Rodrigo Orengo; e o âncora do Band Cidade, José Wille (mediador), participarão de um painel sobre os principais temas da política nacional.

Outra atração será a cantora curitibana Michelle Reich, primeiro solo feminino de música no estilo sertanejo.

Ao longo da solenidade serão conhecidos os projetos premiados, ato que marca o encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER). Este é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).

“O evento marca o encerramento das atividades de 2017, por isso reúne também participantes dos cursos do SENAR-PR durante o ano, principalmente do PER, que tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento de lideranças conscientizando sobre o papel dos participantes na sociedade”, define o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

O que é o PER

O PER é um Programa que estimula as habilidades do produtor e desenvolve as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Com essas informações e conhecimento ele pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados. O participante precisa compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele, para assim, garantir mais renda e ter condições de continuar no campo.

O programa possui cinco fases: diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliação.

Ao todo são dezessete módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano.

Durante os encontros, os empreendedores rurais recebem conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Os produtores trabalham com temas: autoestima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos.

Ao final do curso os produtores e/ou trabalhadores rurais podem desenvolver atividades inovadoras nas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso.

Os participantes do PER são estimulados a apresentar um projeto elaborado a partir dos conhecimentos adquiridos durante a capacitação. Esse ano foram encaminhados 102 trabalhos para análise de uma banca composta por um grupo de técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, Fetaep, Sebrae-PR e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade Estadual de São Paulo (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os três vencedores serão conhecidos durante o evento do próximo dia 1º de dezembro e serão premiados com uma viagem técnica, com destino a ser definido em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e Fetaep. Em 2017, a viagem foi para a Argentina.

Desde de 2003, quando foi criado, o PER já formou cerca de 29 mil pessoas. Neste ano, foram 1,1 mil participantes, divididos em 59 turmas, espalhadas por todas as regiões do estado. O Programa é dividido em 17 módulos e tem 160 horas de duração.

Olimpíadas de Matemática e Português

Paralelo ao evento, também será realizada, no Expotrade Pinhais, a prova final da Olimpíada Rural, nas modalidades Matemática e Português. A competição tem como objetivo principal criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos.

O evento é direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). As atividades desse concurso são realizadas na modalidade Educação à Distância.

Esse ano o Sistema FAEP/SENAR-PR registrou 1.468 inscrições, sendo 783 de matemática e 685 de português. Desse total, foram classificados 100 alunos, os 50 melhores alunos da modalidade Matemática e os 50 melhores alunos da modalidade Português.

Os selecionados participarão da etapa estadual do concurso, que acontece paralelamente ao evento de premiação do Empreendedor Rural. Nesse dia os alunos farão uma prova e os três jovens que obtiverem as melhores notas em cada prova serão os finalistas. Cada um deles receberá um tablet como prêmio.




Deixe seu comentário

Safeeds
Biotrigo

Facebook

Matsuda
Show Rural Coopavel
Bonetti Agronutri
Agrishow 2019
Oro Agri
Agral
Cresol
Dispec
Fankhauser