Jacto

Por Jaime Samoel

 

A Familia Baldissarelli da Linha Negreiro em Marmeleiro trabalham com O Viveiro Baldissarelli, hoje é um dos maiores do Estado. Moacir trabalha com sua Esposa Elizete, seu pai Ouvídio, a mãe Lídia, Irmãos Valdocir e Fátima e mais 4 funcionários.

 

O Viveiro Baldissarelli iniciou suas atividades em 2007 há cerca de 8 anos atrás, com a produção de mudas de hortaliças, mas antes de produzir as mudas o principal negócio da propriedade era a produção para comercialização. Nessa época surgiu a necessidade de uma muda de qualidade para se ter um produto final melhor e com um preço competitivo. Assim surgiu a necessidade de colocar um Viveiro, que hoje atende mais de 50 municípios (Sudoeste e Oeste do Paraná e Oeste de SC) entre produtores e Agropecuárias que comercializam as mudas. Também produz muda de flores que é um diferencial.

 

Com a chegada das mudas ao produtor, reduziu todo o trabalho dele em ter que germinar correndo o risco de faltar muda.

 

Para se chegarem à mesa do consumidor com qualidade, as verduras tem todo um cuidado desde o local onde são armazenados os insumos e sementes antes da germinação. E nós fomos conhecer todo o processo desde o início.

 

Após as bandejas voltarem das agropecuárias e entregas, passam por um processo de lavagem e desintoxição feita por uma máquina. A qual Moacir mesmo desenvolveu. A máquina lava e depois as bandejas são secadas ao sol num ambiente especial. O Viveiro também conta com o depósito próprio de sementes, tudo muito bem organizado. Depois disso, as mesmas vão para a área de semeação. Tudo feito por uma máquina de alta tecnologia. ''Uma das pouca,s no Brasil  devem ter umas 10 ou 12'' comenta Moacir. Sua capacidade de semeação é de 460 bandejas por hora, chegando a produzir mais de 700 mil mudas por dia. A máquina semeia e mollha. O próximo local é a câmera de germinação, onde permanece por cerca de 48 horas sem variações de temperatura. Após sair da sala de germinação as mudas vão para o viveiro onde ficam três semanas. O Viveiro de mudas Baldissarelli conta com irrigação automática com deslocamento linear que pode também ser feito pelo computador. Hoje o Viveiro produz praticamente todos os tipos de mudas de verduras e legumes.

 

Além das mudas, também disponibiliza de insumos, projetos e toda a estrutura para a produção hidropônica. ''Fizemos o projeto, vendemos as mudas e insumos e deixamos tudo montado'', explica seu Ouvídio, pai do Moacir. O Viveiro tem como lema A Qualidade em Primeiro Lugar!

 

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).

 

Princípios de funcionamento

 

As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água não necessariamente pura, porém, potável e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características,periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

 

Moacir comenta que as vantagens da hidroponia são vários. E a principal delas é que não precisa fazer a rotação de cultura. ''A técnica hidropônica vive em constante evolução'', afirma Moacir.

 

Todo o Viveiro tem câmera de monitoramento

 

Legenda: Máquina Artesanal desenvolvida pelo próprio Moacir

 

foto: alfaces com 4 dias

 

Após uma semana no berçário, as mudas hidropônicas tem como destino a tubulação maior.

 

A importância dos Legumes e Verduras

 

Alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no dia a dia da sua família. Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como combate a obesidade.

 

As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimas para comer, inclusive os talos.

 

Enriquecendo a alimentação diária com esses nutrientes, você estará oferecendo saúde à sua família.

 




Deixe seu comentário

J Malucelli
Lely

Facebook

Biotrigo
Oro Agri
Safeeds
Cresol
Bonetti Agronutri