Novo espaço na Sede Administrativa da cooperativa resgata história e projeta o futuro da instituição, que homenageou fundadores em seu aniversário.
Uma manhã com homenagens, apresentação de novidades e lançamento de projetos marcou o aniversário de 33 anos da Sicredi Iguaçu PR/SC e Região Metropolitana de Campinas. O evento reuniu dirigentes, sócios-fundadores, associados e a imprensa na Sede Administrativa da instituição, em São João, no dia 1º de abril. A data, aliás, é provocativa: marca o início das atividades da cooperativa e foi escolhida para contrapor a tradição deste dia.
“Na época foi feita a opção pelo primeiro de abril como início das operações para mostrar que esse seria o ‘dia da verdade’”, comenta o presidente da Sicredi Iguaçu e primeiro funcionário da instituição, Eleutério Benin. “Olhando para hoje vemos que a visão de futuro dos fundadores se confirmou, apesar dos inúmeros desafios, pois temos uma cooperativa robusta e sólida, que está entre as maiores da Central e do Sistema Sicredi”, completa.
A origem da Sicredi Iguaçu remonta ao ano de 1991, quando 23 produtores rurais se uniram para fundar a cooperativa de crédito que deu origem à instituição. Foi um período conturbado porque a região enfrentou uma forte seca que afetou a produção agrícola. Aliado à inflação, o clima trouxe um cenário desafiador para os agricultores. E entre os produtores que fundaram a nova entidade em meio a essa realidade havia um nome já conhecido no meio cooperativo: Paulino Fachin.
“Meu pai foi um desses homens que representam a força, o pioneirismo e a coragem de fundar um sistema de crédito para apoiar os produtores rurais diante de um cenário que era totalmente desfavorável”, comenta o filho, Paulo Roberto Fachin. Na época, Paulino presidia a Coasul e, por sete anos, acumulou a função com a presidência da Sicredi Iguaçu. Também teve papel importante em outras entidades do cooperativismo e em iniciativas coletivas no Paraná.
Ele faleceu em 2021 e foi escolhido para dar nome ao auditório na Sede Administrativa da Sicredi Iguaçu, em São João. O espaço foi modernizado e, na reinauguração, a família Fachin esteve presente para receber a homenagem.
Espaço de memória e de futuro
Além da reforma do auditório, um espaço dedicado à memória e ao futuro da Sicredi Iguaçu também foi apresentado no evento de aniversário. O memorial resgata os mais de 30 anos de história da cooperativa em documentos, arquivos, objetos que faziam parte da rotina das agências e ferramentas multimídia que tornam a experiência do visitante mais interativa.
“Sempre recebemos delegações, visitas de escolas e de associados e queremos apresentar nossa história de uma forma singular e atrativa”, resumiu Benin. O memorial tem desde réplicas dos primeiros cheques e antigas caixas registradoras, até painéis que permitem uma imersão em 360º nas agências da cooperativa.
Homenagem aos fundadores
Os 23 fundadores da Sicredi Iguaçu também receberam homenagens. Uma placa que resgata a participação de cada um na construção da instituição foi entregue aos primeiros associados ou seus familiares. O evento contou, ainda, com o lançamento do Fundo Social 2025, que vai destinar R$ 1,6 milhão para entidades da área de atuação da instituição financeira cooperativa.