Certificadora prevê crescimento de 20% de faturamento em 2023
Certificação de bovinos será um dos focos da Cdial Halal |
A Cdial Halal fecha 2022 com crescimento de 100% na certificação halal para o segmento de agricultura, quando comparado com 2021, e promete aumentar o número de certificações em todas as categorias em 25% este ano. “Foi um ano de muitos desafios, mas com resultados excelentes, sustentados pela ampliação de mercado e pelo interesse das empresas brasileiras em exportarem seus produtos para um mercado que prevê faturamento de US$ 11,2 trilhões em 2028 no mundo”, ressalta o diretor de Operações, Ahmad M. Saifi.
No período, foram certificadas 30 empresas ligadas à agricultura, que também englobam indústrias de alimentos. Entre os pontos relevantes deste resultado e que acenam para um 2023 ainda melhor foram as certificações destinadas para o segmento agro, incluindo criação e abate de bovinos, além da produção de peixes. A expectativa da CDIAL Halal é de que, em 2023, o setor de proteína cresça entre 15% e 20%.
“Temos um mercado abundante e necessita de nossas proteínas. Faltam as empresas abrirem novos horizontes e participarem, efetivamente, deste mercado que cresce a cada ano. Hoje, a população muçulmana está em torno de 1,8 bilhão de pessoas no mundo e a expectativa é de que sejamos um terço da população nos próximos 10 anos. Alguns países se destacam neste desenvolvimento econômico, principalmente, pelo aumento de renda disponível como a Indonésia, Malásia, Índia, Paquistão, Nigéria e Irã”, ressalta Ahmad.
Nos últimos anos, os alimentos halal se tornaram populares entre os consumidores muçulmanos e não muçulmanos, pois evoluíram de um certificado halal, embasado na religião, para garantia de segurança alimentar, higiene e confiabilidade. “Vários países, como o Japão, Austrália e outros buscam a certificação halal, porque têm conhecimento do processo de rastreabilidade e qualidade”, alerta o diretor.
Não só as indústrias de alimentos podem ter o passaporte de acesso a este mercado pujante e rentável, mas também outros setores como bebidas (sem álcool), cosméticos, farmacêuticos, químicos, industrializados e outros.
Mercados de sucesso na Cdial Halal - Com a liderança na quantidade de certificados emitidos pela CDIAL Halal em 2022, as empresas de proteína animal fecham o ano representando 53% da quantidade total de clientes da certificadora. Além de se manter firme como exportador de carne de frango halal, setores como o da piscicultura começaram a enxergar o potencial desse mercado e também buscaram a certificação neste ano.
Ainda no período, um dos destaques do ano foram as certificações para químicos e bioquímicos, que passaram de 24% em 2021 para 40% dos clientes certificados pela CDIAL Halal em 2022. Neste setor, o destaque está nas empresas de gelatinas e cosméticos, que também foram expressivas nas certificações da CDIAL Halal.
Mesmo sendo um dos principais exportadores de produtos halal do mundo, cada vez mais empresas brasileiras buscam se adequar para comercializar com esses países.
Certificação halal - O processo de certificação analisa toda a cadeia, como a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, para garantir, dentre outras coisas, que não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como a carne suína.
CDIAL Halal - É a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).