Solução de nutrição de solo também eleva resistência das lavouras a estresses ambientais
Quinze anos de pesquisa e validação em campo confirmaram os benefícios de aplicação de fertilizantes de performance nas lavouras de soja da região Sul do Brasil. Os dados mostraram um incremento médio de 3,2 sacas por hectare foi obtido com MicroEssentials, solução da Mosaic Fertilizantes, em 2.168 campos de soja no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
“O uso de fertilizante tecnológico para promover a saúde do solo e fornecer nutrientes às plantas tem sido uma realidade para os sojicultores do Sul, que estão sempre em busca de soluções que incrementem a fertilidade do solo e aumentem a rentabilidade sem deixar de lado a sustentabilidade”, afirma Fernando Hansel, gerente Agronômico da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados.
Desenvolvido em um processo exclusivo e patenteado, MicroEssentials contribui para o aumento da eficiência da absorção de nutrientes durante todo o ciclo da cultura, o que leva as plantas a atingir todo o potencial produtivo. “A formulação proporciona resultados diferenciados por conter uma completa e balanceada nutrição, do plantio à colheita. Estamos falando de uma solução de alta tecnologia, com grânulos de qualidade física superior e com alta concentração de nutrientes”, explica Hansel.
Entre os benefícios da solução estão a qualidade física e alta concentração de nutrientes para uma aplicação uniforme e plantio mais rápido, o que gera maior rendimento operacional e maximiza a janela de plantio da cultura. Um único grânulo de MicroEssentials possui Nitrogênio, Fósforo e Enxofre, sendo este último essencialmente importante durante todo o ciclo das plantações de soja. Enquanto a maioria dos fertilizantes do mercado possui Sulfato ou Enxofre elementar em sua formulação, a solução da Mosaic Fertilizantes possui o elemento em ambas as formas para que a lavoura tenha fornecimento imediato e gradual, durante todo o ciclo da soja.
Os fertilizantes têm papel fundamental para a resiliência das lavouras a estresses ambientais - dados do Emater, por exemplo, mostram que a produção de soja do Rio Grande do Sul enfrenta dificuldades em um cenário de estiagem, com redução de produtividade de 30,52%. “A combinação de estresses ambientais com a baixa fertilidade dos solos é a principal responsável por impactos nas produções agrícolas. Como não há como controlar o clima, os produtores rurais devem investir na adubação com soluções e manejos eficientes, pois assim as plantas criam mecanismos para tolerar ou se adaptar aos estresses”, declara Hansel.
Com o portfólio mais completo do mercado em oferta de nutrição de plantas, a Mosaic Fertilizantes investe constantemente no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos. Dessa forma, a empresa auxilia agricultores a alcançarem os máximos potenciais genéticos das culturas, contribuindo para a ampliação de sistemas agrícolas mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudanças climáticas e de demanda por alimentos.