A empresa registrou um faturamento de R$ 3,2 bilhões em 2022, maior da história. Com meio século de história, a marca consolidou-se no mercado nacional, está entre as melhores empresas para trabalhar no País, produz anualmente mais de 25 modelos em território brasileiro e exporta produtos e componentes para mais de 70 países
Em 2023, a STIHL comemora 50 anos de produção no Brasil. Em 1973, deu-se início a operação fabril da empresa alemã no país, em instalações ainda provisórias no centro de São Leopoldo (RS), cidade escolhida em razão da colonização e forte presença germânica na região, bem como dos esforços da administração municipal responsável na época. A organização registrou, no ano passado, o maior faturamento da história cinquentenária: R$ 3,2 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 12,3% em relação a 2021. Além disso, também registrou um crescimento de vendas de 4,5%, no mesmo período comparativo. Líder do mercado nacional de ferramentas motorizadas portáteis, a STIHL emprega, atualmente, mais de 3,7 mil colaboradores e possui mais de 4,9 mil pontos de vendas em todo o território brasileiro. A fábrica localizada em São Leopoldo (RS) produz ferramentas que abastecem o território brasileiro e são exportadas para mais de 70 países no mundo todo. Além dos produtos de fabricação nacional, comercializa também diversos itens importados de outras unidades do Grupo, distribuídos através de três Centros de Distribuição, o primeiro localizado na própria sede gaúcha; o segundo em Jundiaí, em São Paulo, inaugurado em 2020; e o terceiro e mais recente em Benevides, no Pará. Para 2023, a organização prevê 18 novos lançamentos de produtos e investirá mais de R$ 210 milhões para ampliação da capacidade produtiva.
“Nos orgulhamos muito em celebrar meio século de atividades no cenário nacional, ainda mais nas condições em que estamos, investindo, cada vez mais, para que possamos ampliar nossa capacidade de produção e desenvolver novas tecnologias para inovar e aprimorar a qualidade dos produtos que entregamos aos nossos clientes. Nos últimos anos, tivemos recordes de faturamento e utilizamos como estratégia o reinvestimento de parte dos recursos para desenvolver ainda mais o negócio, bem como adaptar a nossa estrutura proporcionalmente ao crescimento que registramos e projetamos. A matriz alemã possui plena confiança no trabalho realizado no Brasil e os resultados ilustram essa relação. Pensamos os nossos movimentos a longo prazo, desta forma, estruturando os movimentos necessários para o futuro da STIHL no Brasil e na América Latina”, relata o presidente da empresa, Cláudio Guenther, que complementa: “Não posso deixar de agradecer também à população do Vale do Sinos, do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil como um todo, que sempre recebeu a STIHL de forma positiva em todas as iniciativas realizadas. Somos gratos pela acolhida que a nossa marca tem da comunidade e também por isso buscamos sempre contribuir com o exercício da nossa responsabilidade social. Esta relação aumenta a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, impactando também na economia”.
Adequação da estrutura organizacional
Para atender o crescimento já alcançado e buscar o crescimento futuro, visando novos negócios e a adequação da empresa para a transformação digital alinhados com as expectativas dos consumidores, a estrutura organizacional foi revisada. “Qualificar pessoas sempre foi um dos compromissos da marca, tanto com público interno quanto com nossos revendedores e seguimos nessa orientação, oportunizando inclusive experiências internacionais por meio do programa de Job rotation e também transferências de alguns profissionais para assumir novas posições dentro do Grupo STIHL”, destaca Guenther. Outra mudança relevante nesse cenário foi a criação de novas posições de Diretoria, oferecendo espaço para o crescimento de profissionais já preparados: “Desde 2020 vislumbramos a oportunidade de criação de oito novos cargos de Diretoria. Esse movimento tem sido essencial para preparar os times para os desafios já conhecidos, mas acreditamos ser ainda mais fundamentais para o futuro, considerando possibilidades de contribuir com a nossa expertise e conhecimento também nas operações da STIHL na América Latina”, frisa Guenther.
A posição de destaque da empresa nos rankings da pesquisa GPTW (Great Place to Work), tanto no estado, quando no país e também no segmento da Indústria, atestam que os movimentos em prol da qualidade de vida no trabalho na STIHL têm sido assertivos, mantendo a marca sempre como uma das melhores empresas para se trabalhar.
Faturamento recorde, crescimento contínuo e lançamentos
A STIHL registra crescimento e recordes de faturamento anual nos últimos anos. Em 2022, a empresa alcançou a marca de R$ 3,2 bilhões de reais e um crescimento de 12,3%. Além disso, também registrou um crescimento de vendas na ordem de 4,5%. Mercado interno e exportação representam igualmente 50% do valor de faturamento, cada. O início de 2023 também começou bem, com volume de vendas 7% superior a janeiro de 2022.
São 96 produtos, atualmente, no portfólio da marca alemã no Brasil. Para 2023, estão previstos os lançamentos de pelo menos 18 novos produtos, entre eles, máquinas a combustão, elétricos e a bateria, para os mercados atendidos pela empresa: florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional e doméstica.
Para suportar o crescimento, a empresa conduz suas ações de forma consistente. “Em 2022, aumentamos em 27% o número de pessoas qualificadas em nossa rede de revendedores, alcançado mais de 40 mil pessoas ao todo, o que fez com que o número de lojas que usufruíram das ofertas gratuitas de treinamento também aumentasse. Nosso trabalho em Qualificação é um dos diferenciais da marca, não só como empresa preocupada com seu cliente final, mas também como marca parceira, preocupada com nossos revendedores”, destaca Guenther. O treinamento em jardinagem online Pró-Jardim, totalmente gratuito também para o mercado, já beneficiou mais de 75 mil pessoas desde seu lançamento em 2020.
Adicionalmente à qualificação de pessoas, a STIHL também realiza de forma regular investimentos nas lojas, contribuindo para a melhor apresentação da marca e exposição dos produtos sob a perspectiva das técnicas de merchandising, impactando na jornada de consumo do cliente final. Em 2022 tivemos um aumento de quase 100% no número de projetos apoiados em relação a 2021, envolvendo em torno de 400 lojas apoiadas. “O resultado positivo das nossas ações se confirma através da satisfação do consumidor. O NPS (Net Promoter Score), metodologia que mede a satisfação do cliente com o atendimento recebido no ato da compra, é de 94%, se mantendo em crescimento constante desde sua implementação”, enfatiza Guenther.
Investimento de R$ 210 milhões para ampliação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e o Centro Logístico da sede
Dando sequência no pacote de investimentos para desenvolvimento da estrutura com foco no bem-estar dos colaboradores, de equipamentos, da capacidade produtiva e de novas tecnologias para inovação, a STIHL investirá R$ 210 milhões na expansão do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e do Centro Logístico, localizados na sede em São Leopoldo (RS). A expectativa de conclusão da expansão é para o final de 2023.
A ampliação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da STIHL Brasil irá aumentar a quantidade de cabines de testes para validação e criação de sistemas, para motores a combustão, para motores a bateria, inclusive, com salas específicas para prototipagem e inovação, que contarão com modernos equipamentos de impressão 3D de metal, areia e polímeros. “Também serão instalados laboratórios para pesquisas de materiais e tribologia - que é a ciência do desgaste, atrito e lubrificação -, para sempre aumentar a qualidade dos produtos”, explica Guenther. Uma área administrativa também faz parte do novo espaço e aumentará as posições de trabalho no local, além de espaços para workshops e seminários, bem como um coworking, um rooftop e uma fachada verde com um jardim vertical também está prevista no projeto.
O Centro Logístico da STIHL no Brasil, também receberá uma extensão, que aumentará significativamente a área de armazenamento da logística. A estrutura passará das atuais 7.069 para 16.700 posições de pallets, um acréscimo de 137% na capacidade, mesmo com o crescimento de apenas 57% da área construída, passando de 14.200m² para 21.600m². Isto se dará por meio de tecnologias de armazenamento com corredores estreitos, estantes mais altas, de até 16 metros de altura, e empilhadeiras de alta eficiência com operação de armazenamento semi-autônoma. “Com esta ampliação do edifício, teremos área suficiente para estocar internamente todos os nossos produtos acabados, matérias-primas e componentes, reduzindo, significativamente, o custo logístico”, ressalta Guenther. Além disso, o armazenamento interno no novo espaço reduzirá os fretes externos atuais e isso evitará a emissão de 93 toneladas de CO2 por ano.
Referência na produção de cilindros
A fábrica brasileira é a principal fornecedora de cilindros - um dos componentes fundamentais na fabricação de motores - do Grupo STIHL para as demais unidades que produzem equipamentos à combustão, tais como Alemanha, Estados Unidos e China, as quais exportam juntas para mais de 160 países. A STIHL Brasil já produziu mais de 100 milhões de unidades deste item e, atualmente, possui a capacidade de produzir 2,5 milhões de cilindros por ano.
Histórico
A STIHL chegou ao Brasil por volta de 1960. Na época, o cidadão alemão Karl Kurz, que morava no Rio de Janeiro, vendia motosserras da marca para alguns estados do País. Em pouco tempo, a qualidade STIHL foi se tornando conhecida. Em São Leopoldo (RS), a produção teve início em 1973 em um prédio locado no centro da cidade. A inauguração oficial da fábrica aconteceu em outubro de 1975, em uma cerimônia com a presença da família Stihl e de autoridades locais e federais. A fábrica foi instalada em uma área de 16 hectares no recém-implantado Distrito Industrial Fazenda São Borja, onde encontra-se até hoje. A cultura alemã presente no Vale do Rio dos Sinos, a mão de obra qualificada da região e o apoio da prefeitura de São Leopoldo foram decisivos para o sucesso da operação. Desde o início, a STIHL passou a liderar o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade.
Sobre a STIHL
A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4,9 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3,7 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas. A STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001, ISO 9001 e a ISO 45001.