Feira em Maringá contará com julgamentos de 12 raças ovinas e demonstrará o crescimento da atividade na região
O melhor da genética dos criatórios de ovinos do Noroeste do Paraná vai desfilar na pista do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, de Maringá (PR), durante a Expoingá 2023, promovida pelo Sindicato Rural de Maringá. De 04 a 14 de maio, 12 raças participarão de julgamentos no evento, que chega a sua 49ª edição, e que vem demonstrando o potencial da ovinocultura do Estado.
De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar), Pedro Rocha de Abreu Filho, a ovinocultura tem esse destaque pelo volume de cabanhas que nessa região produzem genética de alto padrão e de qualidade das raças como o Dorper, White Dorper, Texel, onde as cabanhas se destacam pelos seus potenciais de boas vendas em leilões. “E isso chama a atenção para se tornar um grande evento onde pode ser comercializada as raças todas disponíveis", salienta.
O dirigente reforça que é uma região que vem tendo um crescimento expressivo na ovinocultura. “Hoje estão trabalhando os processos de cruza industrial para atender as demandas instaladas nas proximidades, bem como alguns municípios hoje já têm seus abatedouros com inspeção municipal. Sempre vemos que a feira tem um crescimento ano a ano de animais expostos”, observa.
Os julgamentos no evento serão válidos pelo Ranking Paranaense de 2023, promovido pela Ovinopar. Além disso, as raças Texel e Dorper farão exposições ranqueadas. A promoção da programação da ovinocultura tem o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
Foto: Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective