Iniciativa faz parte da programação da Semana ESG da empresa, que neste ano contou com o envolvimento da comunidade de Imbituba
Comprometida com a redução dos impactos ambientais e a preservação dos recursos naturais desde sua fundação, a SulGesso leva muito a sério todos os pilares do conceito ESG (que reúne as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança). Para reforçar esses valores, a empresa promove anualmente a Semana ESG SulGesso, realizada durante a Semana do Meio Ambiente – comemorada no início de junho –, onde são realizadas uma série de ações, envolvendo colaboradores e, neste ano, a comunidade de Imbituba.
Uma das ações de destaque desta segunda Semana ESG SulGesso foi a doação de mudas de Butia catarinensis para moradores da região. Durante toda a quinta-feira (6/6), quem visitou o Centro de Gestão Ambiental – onde a empresa mantém o viveiro de plantas nativas – recebeu uma muda de butiá para levar para casa. Além da doação das mudas, também foram entregues gratuitamente sacos de compostagem e cartilhas instrutivas de como cuidar da planta nativa. A atividade contou com grande participação da comunidade ao longo de todo dia, como destaca a engenheira agrônoma da SulGesso, Morgana Tuzzi.
“Foram doadas mais de 600 mudas de Butia catarinensis, a maioria oriundas da nossa câmara de germinação, que é usada na quebra da dormência da semente do butiá, antecipando sua germinação. Na natureza ela pode levar até 2 anos, mas com a câmara podemos chegar a 300 mudas a cada 60 dias”, destaca a agrônoma. “Até então, nossas doações de mudas eram mais restritas a alguns projetos, escolas ou atividades específicas, mas agora estamos tendo uma boa produção de butiá em nossa câmara de germinação, então nesta semana especial conseguimos ampliar as doações para a comunidade”, complementa Morgana.
Para o diretor de ESG da SulGesso, Roger Rousseau, a doação de mudas para a comunidade foi muito relevante, pois reforça ainda mais o Social e o Ambiental dentro das políticas ESG da empresa. “A participação da comunidade e a conexão das pessoas com essa importante árvore nativa chama a atenção. Recebemos centenas de pessoas da região e até de outras cidades. O Butia catarinensis é um assunto que tem muita importância dentro da SulGesso, inclusive já rendeu até um livro com receitas especiais à base de butiá e estava à disposição para venda durante a ação”, conta Rousseau.
A produção das mudas é um dos primeiros frutos do Centro de Gestão Ambiental da SulGesso, que abriga um viveiro de plantas nativas e uma área de 250 mil metros quadrados destinada à preservação da espécie Butia catarinensis.
Semana ESG Sulgesso
Ainda dentro da programação da Semana ESG elaborada pela SulGesso, foram realizadas outras atividades com os colaboradores e com a comunidade local. Uma delas foi a palestra educativa realizada pela engenheira agrônoma da SulGesso, Morgana Tuzzi, na Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC), em Imbituba, onde os alunos acompanharam atentamente orientação sobre a temática da reciclagem. “Levamos lanches e frutas para compartilhar enquanto conversávamos com os alunos sobre temas como reciclagem e plantas nativas, com ênfase no Butia catarinensis, além da importância da preservação do meio ambiente”, destaca a agrônoma.
As ações da Semana ESG seguiram dentro das dependências da empresa com uma blitz na chegada dos colaboradores, onde eles receberam uma lixeira de carro para descarte de lixo enquanto estão dentro do veículo, além de panfletos explicativos sobre reciclagem – tema principal da Semana ESG SulGesso.
Já no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) foi realizada uma palestra para os colaboradores sobre as atividades ESG executadas pela empresa em 2023 e 2024, bem como a destinação dos resíduos. Para completar a agenda do dia, os funcionários acompanharam uma palestra sobre reciclagem e produção de compostagem com as representantes da empresa Diamante Geração de Energia.
E para finalizar a Semana ESG, as atividades se concentraram no Centro de Gestão Ambiental da SulGesso, envolvendo os colaboradores. A ação contou com uma oficina de plantio de temperos, onde os participantes levaram para casa os vasos com as plantas, além de conhecer mais de perto o viveiro com as mudas de plantas nativas cultivadas pela empresa.