Solução tecnológica foi desenvolvida seguindo preceitos de inovação aberta e oferece suporte na avaliação e gestão de impactos ambientais, sociais e de governança a empresas e instituições
Imagine uma empresa ou instituição conseguir identificar de forma rápida e prática qual o seu nível de maturidade em sustentabilidade e ESG (Environmental, Social, and Governance), o que é preciso fazer para evoluir nesses aspectos com metas claras e um plano personalizado para alcançá-las? É justamente isso o que oferece uma nova plataforma de sustentabilidade e ESG desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), por meio de seu Centro de Inovação Tecnológica Conexão.f, em parceria com a PERFORMA_IT, especialista em transformação digital lean; a consultoria CQ Circular Sustentabilidade e RV Agro.
Desenvolvida utilizando a metodologia de Design Thinking e a partir de preceitos de inovação aberta, a plataforma foi criada levando em consideração as dificuldades de empresas e instituições dos mais variados portes na gestão de sustentabilidade e ESG. Segundo a líder de Inovação do Conexão.f, Luciana Teixeira, durante o desenvolvimento, foram entrevistados profissionais atuantes na área de ESG e sustentabilidade, identificando desafios como engajamento e cultura organizacional. “Realizamos workshops para transformar as demandas dos potenciais clientes em requisitos para um produto, seguido pelo desenvolvimento de protótipos interativos e feedback contínuo de potenciais usuários”, conta.
A plataforma de sustentabilidade e ESG está estruturada sob três pilares. O primeiro é diagnóstico, que permite identificar a maturidade da organização em relação aos critérios ESG, oferecendo uma visão inicial do estágio atual da organização e funcionando como ponto de partida para a gestão de sustentabilidade e ESG. O segundo pilar é a análise de materialidade, que avalia e prioriza os temas mais relevantes para a organização e as partes interessadas. Um dos diferenciais da plataforma é a análise de dupla materialidade: financeira e de impacto. O terceiro pilar são metas e planos de ação, que permite a definição de metas claras e a elaboração de plano personalizado para alcançá-las, permitindo às equipes acompanhar de forma prática, rápida e transparente a evolução.
“As empresas que definirão os indicadores que serão monitorados, a partir das metas que criarem. Com a análise da dupla materialidade, as organizações obtêm os temas mais importantes, que devem ser trabalhados na gestão de sustentabilidade/ESG. A partir desses temas, as empresas criarão suas metas, apresentarão os indicadores e as métricas que devem ser monitoradas. A plataforma traz opções de indicadores e métricas para cada tema, com base no Global Reporting Initiative – GRI, mas é apenas uma sugestão orientativa que deve ser adequada à realidade da organização e de seu setor de atuação. Os indicadores e métricas deverão ser adotados pela empresa para o monitoramento das metas criadas”, esclarece Luciana.
Análise de dupla materialidade
A análise de dupla materialidade é um dos principais diferenciais da Plataforma de Sustentabilidade e ESG. “A dupla materialidade é uma abordagem que permite às organizações ter uma visão integrada de seus riscos e oportunidades, considerando não apenas os aspectos financeiros, mas também os impactos socioambientais, alinhando a estratégia de sustentabilidade da empresa com as expectativas dos stakeholders para impulsionar resultados significativos”, explica Luciana Teixeira.
Por meio da plataforma, a organização vai seguir um passo a passo e realizar integralmente a análise de dupla materialidade, abrangendo tanto o aspecto financeiro, ou seja, a importância de eventos que podem influenciar os resultados financeiros futuros da empresa, quanto a avaliação dos impactos das atividades da organização no meio ambiente e na sociedade
A materialidade financeira se refere aos aspectos ESG que podem impactar diretamente o desempenho financeiro e a viabilidade da empresa a longo prazo. Já a materialidade da organização, ou materialidade de impacto, abrange os impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente, comunidades e sociedade em geral.
“Dessa forma, a dupla materialidade é um conceito fundamental para estabelecer estratégias empresariais integradas que identifiquem e priorizem os temas mais relevantes para as organizações, tanto do ponto de vista dos negócios quanto dos stakeholders. Com base na dupla materialidade, as empresas podem tomar decisões mais assertivas e embasar seus investimentos e ações em uma visão holística e integrada dos principais desafios socioambientais”, salienta a líder de Inovação do Conexão.f.
Parceria para cocriação e diferenciais tecnológicos
A parceria entre a Performa_IT e a Fundepag permitiu unir toda a experiência da fundação em projetos socioambientais com a metodologia e a capacidade de desenvolvimento de produtos digitais da Performa_IT, permitindo, por meio de técnicas de cocriação, criar um produto único no mercado, que engloba as boas práticas de ações ESG e sustentabilidade de forma simples e intuitiva e inovadora.
Para o CEO da Performa_IT, Leonardo Tristão, a criação da Plataforma de Sustentabilidade e ESG é uma iniciativa transformadora, que posiciona as empresas para o sucesso em um cenário cada vez mais regulamentado e consciente. “Estamos plenamente cientes de como as regulamentações e normatizações em ESG estão moldando o mercado. Essas exigências não são mais opcionais; elas se tornaram essenciais para a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo das empresas. A Plataforma de Sustentabilidade e ESG é uma resposta direta a essas mudanças”, destaca Tristão.
Os diferenciais tecnológicos da plataforma são usabilidade extremamente simples e intuitiva, que permite aos usuários iniciar seu diagnóstico e planejamento de ações ESG mesmo sem uma área especialista e sem a necessidade de longos treinamentos para sua utilização. A plataforma usa análise de dados e ferramentas de visualização para fornecer insights relevantes às organizações.
O sistema é na modalidade SaaS (Software como Serviço), modelo de distribuição de software por meio do qual as aplicações são hospedadas por um provedor de serviços e os usuários acessam o software através de um navegador web. O acesso é inteiramente online e responsivo, podendo ser acessado tanto por desktop quanto por dispositivos móveis, permitindo o acompanhamento das ações da organização de qualquer lugar e por qualquer usuário.
A contratação da plataforma pode ser feita por meio de três planos, cujos preços variam a depender das entregas. Em duas versões dos planos, além da licença de uso da plataforma, as empresas terão também consultoria com consultores especializados em sustentabilidade e ESG.
Para o diretor presidente da Fundepag, Alvaro Duarte, a integração das dimensões ESG nos processos empresariais pode levar a uma performance financeira mais robusta, redução de riscos, atração de investidores conscientes e melhora na reputação da empresa. “O futuro da sustentabilidade e ESG é promissor e está se tornando cada vez mais central na estratégia empresarial e nas decisões de investimento. Governos e órgãos reguladores ao redor do mundo estão introduzindo legislações cada vez mais rigorosas em relação às práticas ESG, exigindo maior transparência e divulgação de informações sobre sustentabilidade e impacto social. Investidores institucionais e individuais estão cada vez mais priorizando empresas com fortes credenciais ESG. Isso está levando a um aumento significativo em fundos de investimento e produtos financeiros focados nesse aspecto. Ao adotar uma plataforma digital focada nessa área, as empresas podem não apenas melhorar sua gestão e desempenho em sustentabilidade, mas também demonstrar seu compromisso com práticas responsáveis e atrair investidores e clientes que valorizam isso”, analisa Duarte.
"Estamos entusiasmados em oferecer ao mercado uma solução que não apenas atende às exigências regulatórias crescentes, mas também capacita as empresas a transformarem desafios em oportunidades sustentáveis", conclui o presidente da Fundepag.
Mais informações sobre a Plataforma de Sustentabilidade e ESG: https://esg.fundepag.br/
Sobre a Fundepag
A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica - Conexão.f - reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).
Mais informações: https://portal.fundepag.br
Sobre o Conexão.f
O Conexão.f é uma spin-off da Fundepag e foi criado no fim do ano 2019. Em janeiro de 2022 foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo como Centro de Inovação Tecnológica, passando a fazer parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação.
Com conhecimento e experiência o Conexão.f oferece uma variedade de serviços para destravar o potencial de inovação das empresas, de qualquer porte, e de qualquer maturidade.
Mais informações: https://conexaof.fundepag.br