Reconhecimento se deve ao destaque nas exportações da noz-pecã brasileira pela empresa gaúcha
Reconhecida como a maior empresa processadora de noz-pecã do hemisfério-sul, a Divinut, de Cachoeira do Sul (RS), recebeu no dia 15 de agosto, o Prêmio Exportação RS 2024 – Destaque Agro, da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Em cerimônia na Casa NTX, em Porto Alegre, a 52ª edição do Prêmio reconheceu as organizações de maior destaque na exportação de inteligência, serviços e produtos.
Referência em exportação, a Divinut figurou entre os 68 empreendimentos premiados pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, sendo uma das 11 empresas gaúchas premiadas na categoria Destaque Setorial Agro.
Essa premiação realça os números das exportações da empresa nos últimos anos. Entre os principais mercados, estão Espanha - que é o maior comprador - além de Israel, Itália e Egito. Em 2023, a Divinut embarcou seu primeiro lote com 19 toneladas de noz-pecã descascadas para a Arábia Saudita e, no início de 2024, a empresa exportou 24 toneladas para Montreal no Canadá e Estados Unidos, principal produtor mundial. “Este prêmio é o reconhecimento pela ousadia de romper entraves burocráticos, diplomáticos. Por colocar um produto de alta qualidade, já em quatro dos cinco continentes, mas que ninguém sabia que o Brasil produzia a noz-pecã”, destaca o diretor da Divinut, Edson Ortiz.
A produção de noz-pecã no Brasil soma aproximadamente 7 mil toneladas, colocando o país como o quarto maior produtor mundial da fruta. O Rio Grande do Sul responde por 80% da produção nacional. “Criar um sistema todo pensado desde a genética e formatação da muda, relação de parceria com milhares de produtores, logística de captação extremamente desafiadora, pois são mais de 700 municípios da região sul. Juntar toda essa produção com rastreabilidade e transformar em produtos com especificações internacionais”, acrescenta Ortiz.
Sobre a Divinut
Site: www.divinut.com.br
Facebook: facebook.com/divinut/
Instagram: divinutnozes