Crescimento da produção agrícola no Paraná exige investimentos em tecnologia para atender à demanda crescente no setor de transporte de cargas
A estimativa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Paraná alcançará 45,2 milhões de toneladas em 2025, representando um crescimento de 20,5% em relação ao ano anterior. Esse aumento significativo coloca o Paraná como o estado com o maior crescimento entre as regiões Sul e Sudeste, destacando-se como um dos maiores polos agrícolas do Brasil. Com isso, surgem novas oportunidades de negócios, principalmente no setor de transporte rodoviário de cargas e logística, que terá que se adaptar à crescente demanda pelo escoamento de produtos.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (Sintropar), Antonio Ruyz, o crescimento da produção agrícola no Paraná é um excelente indicativo de um ciclo de expansão para o setor. “O aumento da produção implica uma demanda maior pelo transporte desses produtos, o que representa novas oportunidades para as empresas de transporte. No entanto, para atender a essa demanda de forma eficiente e segura, as empresas precisam investir em tecnologias que otimizem o processo logístico”, afirma Ruyz.
A ampliação da demanda exige, por um lado, a modernização das infraestruturas e, por outro, a adoção de novas tecnologias. “O uso de sistemas de rastreamento, otimização de rotas e gestão de frota são ferramentas essenciais para aumentar a eficiência operacional e garantir que os produtos cheguem aos seus destinos de forma ágil e segura”, ressalta o presidente do Sintropar.
De acordo com Ruyz, a adaptação das empresas de transporte passa também pela capacitação contínua dos profissionais do setor. “Temos trabalhado intensamente para apoiar as empresas com programas de atualização e inovação. O Sintropar tem promovido cursos especializados e incentivado o uso de tecnologias de ponta que permitem maior controle e eficiência no processo logístico”, destaca.
No entanto, Ruyz alerta que, para que o aumento da produção seja devidamente atendido, é necessário que o Estado também continue investindo na melhoria das infraestruturas de transporte. “A ampliação e manutenção das rodovias e a modernização dos portos e terminais de carga são essenciais. O Sintropar está atuando ativamente para garantir que esses investimentos sejam prioritários, especialmente considerando o crescimento da produção agrícola em 2025”, afirma.
O presidente da entidade também vê o uso de tecnologias como uma solução para os desafios logísticos que virão com o aumento da produção. “A implementação de tecnologias como Inteligência Artificial, big data e sistemas de otimização de rotas são fundamentais. Elas não apenas tornam o processo mais eficiente, mas também ajudam as empresas a se manterem competitivas, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados”, finaliza Ruyz.
Com as expectativas voltadas para um ano de crescimento e novas oportunidades, o Sintropar se compromete a apoiar as empresas do setor, garantindo que o Paraná continue se destacando não apenas na produção agrícola, mas também na eficiência e sustentabilidade logística.
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Sobre a entidade:
Há mais de 30 anos, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR) vem buscando expandir a representatividade e a força que o segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) representa. Sediado em Cascavel (PR), o SINTROPAR tem o objetivo de oferecer serviços de qualidade aos associados, além de atender às necessidades e às demandas do setor e da sociedade.