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4 de fevereiro de 2025 - 11:26h

A Folha Agrícola

Vendas diretas no agro devem dobrar em 2025

O modelo de vendas diretas no agro cresceu mais de 100% em 2024, com projeção de impacto ainda mais positivo para este ano

No Brasil, 3,5 milhões de pessoas dedicam-se às vendas diretas, modelo de negócio baseado na comercialização de produtos e serviços de uma empresa a consumidores finais por meio de empreendedores independentes. O volume de negócio deste setor passa dos R$47 bilhões ao ano, o que coloca o Brasil entre os sete países que mais adotam esse modelo. Já na América Latina, o Brasil está no topo do ranking, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

O crescimento das vendas diretas, que tem como principal diferencial o relacionamento, é uma realidade em diferentes segmentos da economia brasileira. Agora esse modelo de negócio deve ganhar cada vez mais espaço no agronegócio, um setor que movimento mais de 20% do PIB do Brasil. Essa movimentação já é percebida na adesão de grandes players à modalidade.

“O agronegócio é visto com grande potencial de expansão na Venda Direta, em destaque a Produce, que vêm desenvolvendo o modelo. A personalização e customização são características únicas que diferenciam de outros modelos de vendas e que fortalecem o negócio”, aponta a presidente da Adriana Colloca, da ABEVD. 

Pioneira em vendas diretas para o agro, a Produce tem seu modelo de negócio baseado no relacionamento direto com o consumidor final, ou seja, o agricultor dentro da porteira. A empresa, criada em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, hoje já conta com mais de 10 mil consultores distribuídos pelos principais estados produtores do país, todos treinados para dar assistência ao agricultor e oferecer condições diferenciadas. Em seu portfólio estão disponibilizados mais de 600 produtos, desde sementes, defensivos, fertilizantes, seguro agrícola, produtos veterinários e insumos biológicos.

Cofundador da empresa, Guilherme Trotta, que coordena a maior força de vendas diretas do Brasil no agro, revela que esse modelo de negócio cresceu mais de 100% em 2024, na comparação com 2023. Já para esse ano, o executivo projeta que as vendas diretas terão um impacto ainda mais positivo para todos os envolvidos no negócio, que é realizado sem a necessidade de intermediários. “Há cinco anos lançamos de forma pioneira esse modelo de negócio no agro com o objetivo de estreitar os laços do fornecedor com o produtor rural. E a aceitação do mercado pode ser representada em números, onde em 2023 dobramos os números de consultores e as vendas cresceram 30%. Para esse ano acreditamos que o volume de vendas deve dobrar”, projeta Trotta.

Oportunidade de Trabalho

As vendas diretas também são uma alternativa acessível para quem quer ingressar no mercado de trabalho do agro, especialmente para os mais jovens que estão em busca de uma primeira oportunidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela ABEVD – 53,5% de jovens entre 18 e 29 anos compõem a base dos empreendedores e vendas direta no Brasil. 

No agronegócio não é diferente, a flexibilidade de horário, a possibilidade de conciliar a atividade com os estudos e os rendimentos atrativos, atraíram o jovem consultor da Produce Thiago Oliveira, de 23 anos, que aos 19 já ingressou iniciou uma carreira no mercado de vendas diretas na região de Açailândia-MA. “Quando conheci o formato de trabalho oferecido pela Produce, logo identifique que era um modelo perfeito para conciliar com meus estudos. Mas com o tempo, percebi que poderia ser uma excelente fonte de rentabilidade apenas aproveitando meu relacionamento com os produtores”, revela Thiago. 

Mas não é apenas para os jovens que as vendas diretas se mostram como uma grande oportunidade de trabalho, profissionais mais experientes também encontraram nesse modelo de negócio uma forma de incrementar a renda e seguir no mercado de trabalho. É o caso de Evandro Neiva, que aos 61 anos decidiu diminuir o ritmo com o trabalho na medicina veterinária e entrar no ramo das vendas diretas para o agro. Atuando na região de Anápolis, em Goiás, o veterinário e agora consultor de vendas da Produce preferiu modificar a rotina. “Um dos detalhes que me chamou a atenção para as vendas diretas na Produce foi a linha de nutrição e biológicos, além da grande variedade de produtos para linha pecuária que também achei bem interessante. Mas também foquei na venda de sementes de sorgo e milho, e vejo que posso diversificar o nicho de mercado e aproveitar o número de contatos que passei a ter no telefone”, conta Evandro.

SOBRE PRODUCE

A Produce Agro é uma empresa que atua no setor de venda de insumos agrícolas. A empresa se caracteriza por ser pioneira na venda direta no agro e por promover a inclusão de profissionais de outros setores nas relações comerciais. A Produce Agro tem como missão gerar mais oportunidades e progresso no campo. A empresa oferece um modelo de mercado baseado na economia colaborativa, com vantagens como: economia para quem compra, praticidade para quem vende, menos burocracia, relacionamento entre produtor e consultor. A Produce Agro conta com consultores e regionais de campo que acompanham cada etapa do plantio, oferecendo suporte técnico. Atualmente, a Produce conta com mais de 10 mil consultores presentes em todo o Brasil, comercializando mais de 600 produtos de alta produtividade e qualidade, entre sementes, fertilizantes, defensivos, seguro agrícola, com o suporte de um time de pessoas que segue a mesma dedicação e propósito.

SOBRE A ABEVD

Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com 23 associadas, são elas: 4Life, Akmos, Amway, Avon, Cacau Show, Crystallini, DeMillus, DWL Brasil, Forever, Herbalife, Hinode Group, Hy Cite Enterprises, Jan Rosê, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, OMINILIFE, Pormade Portas, Produce, Tupperware, Yakult. A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. Em 2019, a WFDSA concedeu o Gold Status de boas práticas e padrões organizacionais de desempenho à associação brasileira e, pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status 2020, 2021, 2022 e 2023 considerado como o mais alto nível, que atende todos os parâmetros de governança para uma associação.

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