A abertura da Expodireto Cotrijal, realizada nesta segunda-feira (10) no auditório central do parque, foi marcada por discursos que destacaram a urgência de encontrar soluções para os prejuízos causados pela estiagem ao setor agropecuário do Rio Grande do Sul. O evento reuniu autoridades regionais, estaduais e federais, além de lideranças do agronegócio.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, lembrou que a feira, em suas 25 edições, tem cumprido seu papel de promover inovação, tecnologia e novas oportunidades de negócios, além de ser um importante espaço de defesa dos interesses dos produtores rurais. Manica também reforçou a necessidade de união entre os poderes públicos e entidades para enfrentar as dificuldades causadas pela estiagem.
"Foram vários anos seguidos de perdas devido à falta de chuvas e, em 2024, também por causa das inundações. É essencial que se crie um novo projeto de securitização para garantir que os produtores consigam se manter na atividade. Se o agro não vai bem, há um impacto negativo em toda a economia", destacou o presidente da Cotrijal.
Ele também convidou os produtores a aproveitarem todas as oportunidades que a feira oferece. "A Expodireto é o coração do agronegócio, um ambiente que proporciona informações, negócios e conhecimentos que são fundamentais para o trabalho nas propriedades", afirmou.
A securitização das operações de crédito rural para produtores impactados por eventos climáticos extremos será um dos temas discutidos na Audiência Pública do Senado Federal, que ocorrerá na tarde de sexta-feira (14), no auditório central.
O senador Luis Carlos Heinze, o deputado federal Pedro Westphalen, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas, e o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, também abordaram as dificuldades enfrentadas pelos produtores gaúchos e ressaltaram a importância da Expodireto como impulsionadora do desenvolvimento no campo.
Durante o evento, o governador Eduardo Leite anunciou a liberação de R$ 46,7 milhões para os municípios afetados pela estiagem, com o objetivo de enfrentar problemas emergenciais. Leite também detalhou ações em andamento e futuros projetos dentro do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado, que visam minimizar os impactos das condições climáticas adversas.
O governador ainda destacou o papel fundamental da Expodireto Cotrijal no desenvolvimento do agronegócio e elogiou a liderança de Nei César Manica na busca por soluções para o setor. "A municipalização do trecho da rodovia que passa em frente ao parque, viabilizando a ampliação da Expodireto, já está aprovada", concluiu Leite.
Essa municipalização é uma das etapas de um projeto que visa realocar o trecho da RS 142, permitindo a expansão do parque e a participação de mais expositores na feira.