Comentário de Ivo Pugnaloni
Os proprietários de terra que possuem quedas d’agua já perceberam que os ventos estão virando. E o futuro das hidrelétricas de pequeno porte nunca esteve tão ensolarado!
“Data centers” e mineração de bitcoin não funcionam a contento com fontes de energia intermitentes.
Brasil pode ser uma potência de data center em 10 anos.
O Brasil está no radar para se tornar um dos principais polos globais de data centers na próxima década, acontecimento que pode impulsionar a economia do país. A informação foi divulgada com exclusividade pelo site NeoFeed.
Com uma matriz energética majoritariamente limpa e crescente demanda por serviços digitais, o governo federal articula um plano robusto para atrair investimentos no setor e estruturar uma cadeia produtiva nacional.
A proposta, segundo Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), envolve a criação de uma política específica para impulsionar a instalação de data centers em território nacional.
O plano está sendo desenvolvido em conjunto com outros órgãos, como o BNDES, Ministério da Fazenda e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e deve ser anunciado oficialmente até o meio do ano.
Data centers são infraestruturas essenciais para o armazenamento e processamento de dados, fundamentais para tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem, cidades inteligentes e automação industrial.
Hoje, o Brasil já possui 163 unidades, com forte concentração em São Paulo e Rio de Janeiro, e ocupa uma posição relevante no cenário latino-americano.
O país é responsável por quase dois terços do crescimento previsto no setor na região em 2025, de acordo com dados da consultoria CBRE.
LEIA MAIS EM: Tribuna de Minas