Desenvolvido pela empresa brasileira Dryeration, tecnologia permite secagem de cafés especiais em menos de 24 horas sem perder a qualidade do grão
Pioneira no desenvolvimento de tecnologias para secagem de grãos, a Dryeration leva para a 5ª Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana – de 8 a 10 de abril em Restinga (SP), a tecnologia Coffee Dryer, primeiro secador de café de alta velocidade para a secagem do café cereja, lançado há três anos na Feira.
Os secadores de café Dryeration – Coffee Dryer, secam o café cereja (especial) em menos de 24 horas, diminuindo o teor de umidade de 65% b.u. para 12% b.u. e dispensando o uso do terreiro, eliminando assim o maior gargalo da colheita de café. Com isso, é possível manter a mesma qualidade e integridade do café que saiu da lavoura.
Além de permitir uma secagem uniforme e com velocidade dez vezes maior do que os secadores existentes no mercado, o sistema inovador do Coffee Dryer mantém a qualidade do grão e traz produtividade para o cafeicultor, como destaca Otalício Pacheco da Cunha, fundador da Dryeration e especialista em secagem de grãos. “É uma oportunidade para os visitantes da Alta Café conhecerem uma tecnologia diferenciada. Nosso secador recebe o café direto da lavoura, sem o uso de terreiro. A injeção de um volume de ar faz com que o fluxo passe em todas as partes e seque toda a massa do café com homogeneidade. A secagem, do café quanto mais rápida for, mantendo a temperatura do grão de uma maneira que não supere os 40 graus, conseguimos manter a qualidade do café que veio do pé”, explica. “Essa forma de secagem elimina a possibilidade de infestação de insetos e infestação de fungos. Bem diferente da realidade de um processo comum de seca de café, que leva pelo menos uma semana”, completa Cunha.
Com tecnologia de última geração, o secador funciona fazendo a reversão do fluxo de ar, ciclando dez minutos para cada lado, em fluxo cruzado. O secador também possui o fluxo contracorrente, que é um dos melhores sistemas para secagem e retirada de todo o gradiente de umidade.
Os equipamentos possuem diferentes capacidades, para atender desde o pequeno até o grande produtor. São secadores de 5, 15, 20 e 30 mil litros, totalmente herméticos, por isso não há problemas em realizar a secagem com tempo úmido ou em dias de chuva. “Maior velocidade na secagem significa poucas perdas do volume colhido e manutenção da qualidade do café. Além de tudo isso, a chance de ter café seco, beneficiado e disponível no mercado três dias após colheita é uma enorme vantagem estratégica comercial para nosso cliente”, acrescenta o especialista.
Os benefícios do secador Coffee Dryer foram comprovados por uma pesquisa da Prof. Dra. Elisangela Elena Nunes Carvalho, do Departamento de Ciências dos Alimentos da UFLA e Fisiologia pós-colheita de produtos vegetais, constatando que o produtor terá mais café de boa qualidade, utilizando menos tempo entre colheita e secagem, obtendo assim mais lucro na produção.
Em sua 5ª edição, a Alta Café reúne o que há mais moderno em tecnologia e informações. O evento é voltado principalmente aos cafeicultores da Região da Alta Mogiana, mostrando a importância econômica do setor cafeeiro, abrangendo desde as propriedades rurais, até à indústria, comércio, serviços e turismo de negócios.
Sobre a Dryeration
Website: https://dryeration.com.br/
Instagram: dryeration
Facebook: facebook.com/dryeration