CEO da Life Biological Control destaca que controle biológico ajuda na proteção do meio ambiente do clima
O Brasil se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano. Segundo estimativas, é aguardado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência, além de vários jornalistas de todo mundo, um evento importante tanto para o Brasil quanto para o mundo, que vive na atualidade um impacto muito grande das mudanças climáticas principalmente na produção agrícola.
O controle biológico, que visa combater pragas e doenças na produção agrícola, é uma ferramenta tecnológica que atua não só na redução de aplicação de produtos químicos diretamente no ambiente, mas também na redução de emissões de gás carbônico (CO2), um fator extremamente importante para uma produção mais sustentável e que será debatido na COP30.
“A COP30 vai voltar os olhos do mundo para o Brasil e isso vai reforçar o nosso protagonismo não só na produção de alimentos, mas também nas questões de mudanças climáticas. Nós precisamos juntos atuar nessas frentes para que essas mudanças climáticas tenham um impacto cada vez menor na vida das pessoas, na natureza, na água e com os animais. Então, a gente precisa realmente mostrar para o mundo a capacidade que o Brasil tem de inovar, de criar, de desenvolver tecnologias que ajudem nessa sustentabilidade e nesse combate às mudanças climáticas”, destaca Cristiane Tibola, CEO da Life Biological Control.
Com sólida experiência técnico-científica em pragas agrícolas, principalmente com controle biológico, controle químico, biotecnologia e manejo integrado de pragas, Cristiane afirma que a preparação para a COP30 é um momento das startups mostrarem o seu trabalho, é uma oportunidade para que o Brasil, que já é protagonista na produção de alimentos, se torne um protagonista de base científica para o desenvolvimento de soluções para o combate das mudanças climáticas globais.
“Eu acredito que esse protagonismo vai ser bastante reforçado com esse movimento e, para nós, a expectativa é a questão do olhar do mundo para o Brasil, que eles possam ver as nossas soluções e trazer investimento para potencializar o crescimento da nossa empresa”, destaca Cristiane.
Afinal, o que é controle biológico?
O controle biológico de pragas utiliza predadores, parasitoides ou patógenos naturais para o controle de pragas agrícolas, é o uso da natureza a favor da agricultura. O controle biológico ajuda a manter o equilíbrio dos ecossistemas e proteger os cultivos.
O controle biológico é uma ferramenta eficaz no controle de pragas que atende todos os requisitos da sustentabilidade, além de ser inovador, pois atua de uma forma diferenciada no campo e trazendo resultados na produção de alimentos.
“A gente tem abordado muito a questão dos objetivos de desenvolvimento sustentável como um plano de alcançar um mundo mais sustentável até 2030. E o controle biológico vem muito forte para ajudar nesse quesito de proteção ao meio ambiente e também ao clima. Precisamos produzir alimentos de forma sustentável e o Brasil como celeiro do mundo precisa mostrar cada vez mais a sua preocupação com um manejo de pragas agrícolas mais sustentável, isso amplia a oportunidade do controle biológico de pragas, se fortalecendo como a principal ferramenta no manejo de pragas agrícolas”, ressalta Cristiane.
Sobre a Life Biological Control
Localizada no município considerado como o ‘Vale do Agronegócio brasileiro’, em Piracicaba (SP), por concentrar um número expressivo de startups de agronegócio, a Life Biological Control trabalha com projetos relacionados ao manejo biológico de pragas. A Life Biological Control fornece produtos biológicos, inspirados no poder da natureza, que ajudam os agricultores a controlar pragas de forma sustentável e rentável.
Sobre a Life Biological Control
Site: https://lifebiologicalcontrol.com.br/
Facebook: lifebiologicalcontrol
Instagram: lifebiologicalcontrol
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/life-biological-cont