fbpx
loader image

19 de junho de 2025 - 18:37h

A Folha Agrícola

Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 estreia na Agrishow

30ª edição do evento foi marcada por público recorde e forte apelo tecnológico

Criado com o objetivo de levar de forma ágil o conhecimento agronômico ao produtor rural e contribuir com a sustentabilidade da produtividade agrícola no estado de São Paulo, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCD-SB100) esteve presente na 30ª edição da Agrishow, maior feira agropecuária do Brasil, que reuniu mais de 800 marcas expositoras e mais de 195 mil visitantes para apresentar o que há de mais moderno no agro nacional e internacional.

O CCD-SB100 estreou na feira com a participação dos membros Elvis Fusco, vice-diretor do Centro e superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, e Milena Almeida, bolsista de doutorado responsável pela pesquisa “Comunicação para Mobilização dos Públicos em Living Labs Agrícolas Integrados à Plataforma CCD-SB100”, integrada ao CCD.

De acordo com Elvis Fusco, a presença de membros do CCD Smart B100 na Agrishow representa um passo importante na trajetória de conexão entre a pesquisa aplicada e o produtor rural. “Participar de um evento como este nos permite entender de que forma podemos demonstrar que o conhecimento científico pode ser acessível e gerar impacto direto no campo. O CCD-SB100 nasce com esse propósito e a nossa presença na Agrishow deve crescer ao longo dos próximos anos”, adianta.

Milena Almeida também destacou a importância da presença no evento para a visibilidade dos projetos desenvolvidos no Centro: “Foi uma oportunidade única para começarmos a apresentar nosso projeto e aproximar diversos públicos da inovação que estamos construindo. A receptividade e o interesse dos produtores com quem tivemos a oportunidade de conversar revelam a relevância do que estamos desenvolvendo”, explica.

A orientadora da bolsista, Caroline Kraus Luvizotto, docente e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e responsável pela área de Comunicação do CCD-SB100, complementa ressaltando a importância estratégica da participação na Agrishow para consolidar o diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade. “A presença do CCD-SB100 neste evento reforça nosso compromisso com a democratização do conhecimento científico e com a construção de uma comunicação eficaz, capaz de mobilizar os públicos envolvidos na transformação digital do agro. É fundamental que o produtor rural se reconheça como parte ativa desse ecossistema de inovação, e nossa atuação na feira representa um marco nesse processo”, conclui.