Dia de campo reuniu profissionais do Brasil e do exterior na Estação Experimental em Santo Antônio de Posse (SP)
Entre os dias 25 e 27 de junho, ocorreu a 19ª edição do Open Field Day, na Estação Experimental da Agristar do Brasil, em Santo Antônio de Posse (SP), em paralelo à 30ª Hortitec. Neste ano, o OFD recebeu cerca de 4.700 visitantes que conferiram, em campo aberto e estufas, os mais recentes lançamentos e destaques das linhas Topseed Premium e TSV Sementes, em 2,5 hectares cultivados e uma estrutura técnica que vinha sendo preparada desde fevereiro.
Nas áreas abertas, havia cerca de 20 culturas diferentes, e para o preparo do campo, foi utilizado drone próprio para pulverização e o Frostfan, para proteção contra geadas, além de novos maquinários, como a prensa de mourões, que oferece mais segurança operacional. Já os 480 m² de estufas, contaram com aproximadamente 60 materiais expostos.
“O evento foi um sucesso e superou as expectativas, mesmo com o frio e a geada, pois o nosso público entende que as baixas temperaturas fazem parte do dia a dia do produtor e da vida no campo. É por isso que realizamos todo o trabalho de identificar as melhores variedades a serem cultivadas nas principais regiões do país. No OFD, o produtor tem contato com essas variedades, pode entender melhor sobre elas e, assim, obter o máximo rendimento e produtividade”, declarou o diretor de Desenvolvimento de Produtos da Agristar, Maurício Coutinho.
Na linha Topseed Premium, os visitantes conheceram o porta-enxerto para pepino AB07, a melancia sem sementes Shoham F1 e o tomate saladete Venetto F1, além de cultivares já reconhecidas pela sua performance, como a berinjela Innova, o tomate Ferrari e a beterraba Triton.
“Aqui, os produtores do Brasil e do exterior têm a oportunidade de ver o produto do seu interesse numa condição de campo, o que é um diferencial. A Topseed Premium busca, por meio de um processo de seleção contínua e melhoramento, trazer a variedade que mais se adapta ao agricultor brasileiro, nas diversas regiões do país. Aliado a isso, temos um time com mais de 100 pessoas, da própria equipe e do nosso sistema de distribuição, que estão preparadas para entregar soluções para os problemas do dia a dia do produtor”, destacou o gerente Comercial TP, Anderson Moreira.
Já pela linha TSV Sementes, os lançamentos incluíram o pimentão Celeste F1, com ótimo desempenho em campo aberto; a abobrinha italiana Genova F1, que se destaca pela produtividade e segurança; e a abobrinha libanesa Revera, com excelente pós-colheita. Também estiveram em exposição as cultivares consagradas, como o tomate salada Malibu, a cenoura Solar e a couve-flor Nevasca.
“Hoje, em todo nosso território de atuação, buscamos atender às demandas dos produtores. Quando observamos seu trabalho, diretamente na lavoura, identificamos as oportunidades e as necessidades para levarmos os produtos adaptados à sua região e que atendam o seu cliente final, da melhor forma possível, por meio do nosso time de desenvolvimento”, enfatizou o gerente Comercial da TSV Sementes, Douglas Machado.
A produtora de hortaliças Juliana Monteiro, da cidade de Promissão (SP), conta que foi sua terceira vez no Open Field Day e que utiliza as sementes Topseed Premium. “Venho para buscar novas variedades, produtos mais resistentes, porque o clima da minha região é quente, então venho buscar esse tipo de conhecimento para alface, rúcula, cenoura, beterraba e rabanete, com o objetivo de produzir melhor no calor”.
Já o produtor hidropônico de Antônio Carlos (SC), Maicon Bortoluzzi, participou do evento pela primeira vez. “As sementes que utilizo são da TSV, e é incrível poder conhecer a tecnologia, o desenvolvimento, a aplicação e ver tudo funcionando, para que possamos levar e aplicar onde trabalhamos. O OFD apresenta um quadro completo de sementes e de tecnologia aplicada”, disse Bortoluzzi.
Microverdes Topseed
Nas estufas, os visitantes também puderam conferir as 10 microverdes já consolidadas no portfólio da linha Topseed, bem como o agrião da terra, o alho-poró, beterraba, brócolis, coentro, couve-manteiga, mostarda, rabanete, repolho-roxo e rúcula, além dos quatro lançamentos mais recentes, o agrião-pimenta, a cenoura, a cebola e o manjericão Genovese.
“À medida que fomos conhecendo esse mercado e ouvindo os nossos clientes produtores, entendemos quais eram as necessidades para complementar a linha de microverdes. Foi assim que optamos por lançar, nesse segundo momento, essas quatro variedades. Inclusive, até o final do ano, pretendemos trazer mais lançamentos nesse segmento”, revelou o gerente Comercial da linha Topseed e Topseed Garden, Matheus Scarpat.
Colheita mecanizada de cebolas
Uma das novidades do Open Field Day 2025, foi a demonstração da colheita mecanizada de cebolas, que ocorreu durante os três dias de evento. Segundo o especialista em Bulbos e Raízes da Agristar, Samuel Sant’anna, o principal benefício da mecanização é a falta de mão de obra.
“Hoje em dia, está muito difícil encontrar pessoas que queiram fazer esse trabalho manual, então a mecanização vem para suprir essa necessidade e ajudar o produtor a resolver esse problema. É iminente, hoje vai se transformar em colheita mecanizada e futuramente será acessível a todos os produtores. E nós, da pesquisa, sempre estamos buscando novos materiais com a melhor qualidade, coloração de pele, com pós-colheita mais longo e que tolerem esse processo de mecanização”, explicou Sant’anna.
Com foco em inovação, troca de conhecimento e conexão direta com o produtor, o Open Field Day consolidou-se como um dos principais eventos do calendário técnico da horticultura brasileira.
Na Hortitec
Simultaneamente ao 19º Open Field Day, ocorreu a 30ª Hortitec, principal feira de horticultura da América Latina, onde as equipes técnicas e comerciais das linhas Topseed Premium e TSV Sementes estiveram à disposição, cada uma em seu estande, para orientar o público sobre os diferenciais dos materiais e esclarecer dúvidas de manejo.
E para proporcionar mais comodidade aos visitantes, a Agristar disponibilizou vans com translado gratuito entre a Hortitec e a Estação Experimental, com saídas a cada 30 minutos.
Sobre a Agristar
A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com mais de 65 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.
Para mais informações acesse: www.agristar.com.br.
Siga a Agristar nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil
Instagram: @agristardobrasil