fbpx
loader image

31 de agosto de 2025 - 1:00h

A Folha Agrícola

Torneio de silagem vai premiar produtores na Via Tecnológica do Leite

17 de julho de 2025

Um dos eventos que integra a programação da Via Tecnológica do Leite é o torneio de silagem. A competição é uma forma de reconhecer produtores com qualidade na alimentação fornecida ao rebanho leiteiro e vai premiar os melhores com base em critérios técnicos.

O torneio está programado para a próxima quinta-feira, dia 24. “São mais de 140 produtores da região que estão participando neste ano e todos receberam as visitas para a coleta do material e análise da silagem”, destaca a secretária de Agricultura de Francisco Beltrão, Denise Chiapetti Adamchuck.

Participam produtores de 20 municípios da região. Equipes foram em cada propriedade coletar as amostras. Inicialmente são avaliadas as características físicas da silagem, como a compactação, densidade e a composição das partículas. Depois, as amostras foram enviadas à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba (SP), para serem analisadas em laboratório. Nesta segunda etapa é feita a análise bromatológica, com avaliação de seis indicadores. Os melhores, serão reconhecidos com premiação em dinheiro.

O engenheiro agrônomo Ericson Marx, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural), explica que a silagem é um dos principais alimentos na dieta do rebanho e tem influência direta na produtividade e qualidade do leite. “A silagem é um energético fundamental para o produtor garantir a alimentação do gado durante o ano todo. Quanto maior o cuidado, desde o plantio, na colheita e armazenagem, melhor a qualidade e a produção de leite”, aponta.