Assessoria
Mais de 140 produtores de 20 municípios da região participaram do Torneio da Silagem, evento que busca avaliar o nível de qualidade e aperfeiçoar a produção do volumoso. Este é um dos principais alimentos utilizados na dieta do rebanho leiteiro da região e, quando preparado de forma adequada, impacta positivamente na produtividade dos animais. O Torneio faz parte da programação da Via Tecnológica do Leite, que prossegue até sábado em Francisco Beltrão.
Equipes foram em cada propriedade coletar as amostras. Foram avaliadas as características físicas da silagem, como a compactação, densidade e a composição das partículas. Depois, as amostras foram enviadas à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba (SP), para serem analisadas em laboratório – a chamada análise bromatológica.
Os cinco produtores com as melhores notas foram reconhecidos com premiação em dinheiro. “O mais importante é que, com a participação, cada produtor consegue ter uma análise científica em relação à qualidade da silagem e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados, além de nós termos material para podermos agir de forma coletiva”, destaca o chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Ericson Marx. O Torneio contou com apoio da Cresol e Pioneer Sementes.
Produtores premiados
1º – Giolvani Krenchinski/Flor da Serra do Sul
2º – Rudi Mauro da Silva/Bom Jesus do Sul
3º – Elcio Roque Zanella/Flor da Serra do Sul
4º – Mario Pizato/Verê
5º – Gilmar Vicini/Ampere