Período de seca aumenta risco de fogo no meio rural do Paraná, com registro de 5.244 focos até 14 de agosto
O mês de setembro, com clima seco e redução nos índices de chuva, é um período crítico para a ocorrência de incêndios no meio rural. Com a vegetação mais suscetível ao fogo, os riscos aumentam, trazendo ameaças à produção agropecuária, ao meio ambiente e à segurança das pessoas.
Os números do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforçam o alerta: 5.244 focos de incêndios florestais foram registrados no Estado até 14 de agosto. Em 2024, os incidentes atingiram o recorde histórico de 13.720 ocorrências. A estiagem severa do ano passado levou o governo estadual a decretar emergência no Paraná, atendendo à solicitação do Sistema FAEP devido aos prejuízos expressivos em diversos municípios.
“Esse é o período mais desafiador para o produtor rural, porque a combinação de tempo seco, ventos e baixa umidade cria as condições ideais para a propagação do fogo. É preciso redobrar os cuidados e estar preparado para agir de forma preventiva”, alerta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Diante desse cenário crítico, o preparo e a capacitação dos produtores e trabalhadores rurais são essenciais para reduzir riscos e evitar perdas. Em 2024, com apoio do governo do Estado, o Sistema FAEP contribuiu para a formação de 600 brigadistas em 100 municípios, fortalecendo a Força-Tarefa de Combate a Incêndios do Paraná. Os treinamentos, realizados em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, abordaram o comportamento do fogo, técnicas de combate e uso correto de ferramentas.
Capacitação para prevenção e combate a incêndios
Para enfrentar o risco crescente, o Sistema FAEP conta com cursos específicos voltados à realidade do campo, formando brigadistas ambientais para atuar com segurança no combate a incêndios.
Incêndios florestais (16h):aborda os princípios do fogo e da combustão, proporcionando uma compreensão dos tipos de incêndios florestais, suas formas de propagação e técnicas de combate, incluindo planejamento e treinamento de equipes.
Incêndios no meio rural (24h): além dos conceitos de prevenção e combate, inclui prática de campo, manuseio de caminhão-pipa e noções de primeiros socorros para atendimento pré-hospitalar em casos de acidente.
Incêndios no meio rural – usinas (32h): possui base teórica e prática similar ao curso “Incêndios no meio rural”, mas é voltado especificamente para trabalhadores da brigada ambiental de usinas, com base teórica e prática adaptadas à realidade do setor.
Neste ano, o Sistema FAEP também reforçou o quadro de instrutores que ministram esses cursos, chegando a 22 profissionais habilitados, ampliando a capacidade de atendimento em todas as regiões do Paraná. As formações contaram com apoio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros.
Campanha estadual reforça prevenção
Desde 2021, o Sistema FAEP participa da Campanha Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, promovida pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e outras entidades parceiras. Em 2025, a ação traz o slogan “Onde há fumaça, há floresta desprotegida”, com o objetivo de consolidar a prevenção como cultura permanente no campo.
A campanha distribui materiais informativos digitais e impressos, promove cartilhas educativas para crianças e adolescentes e conta com o engajamento do Programa Agrinho. A novidade deste ano é a participação do Seu José, pai do Agrinho, caracterizado como brigadista e mascote da campanha.
SISTEMA FAEP