Este ano, o tema “Construindo soluções para um futuro sustentável” guiará a grade de programação, destacando a certificação, digitalização e inovação como motores da transformação do setor
A Conferência Internacional da Mesa Global da Soja Responsável (Round Table on Responsible Soy Association – RTRS) é hoje um dos principais fóruns globais dedicados à discussão sobre sustentabilidade na produção de soja. Nos dias 17 e 18 de setembro, o Expo Center Norte, em São Paulo, receberá representantes de toda a cadeia de suprimentos para debater tendências, compartilhar experiências e construir soluções que respondam aos desafios sociais, ambientais e econômicos da atividade.
De acordo com a diretora-executiva Global da RTRS, Luiza Bruscato, a conferência tem como propósito unir stakeholders estratégicos em torno do desenvolvimento sustentável da cadeia da soja.
Com o tema “Shaping Solutions for a Sustainable Future”, em português construindo soluções para um futuro sustentável, o evento este ano reforçará o papel da RTRS como provedora de soluções inovadoras. Na oportunidade, serão apresentados as tecnologias e os processos de digitalização que estão envolvidos na certificação e os novos avanços que tornarão a cadeia mais sustentável.
“Entre as novidades, será lançado um sistema de Business Intelligence, baseado em dados estratégicos para monitorar e analisar a evolução da cadeia da soja nos últimos anos. O objetivo é conectar informações relevantes e apoiar empresas e organizações a atingirem suas metas de sustentabilidade”, diz Luiza.
Segundo a executiva, a certificação é parte do processo que se soma às outras iniciativas, e o objetivo é garantir boas práticas agrícolas, respeito social, condições de trabalho adequadas e redução de impactos nas comunidades. “É isso que queremos evidenciar na conferência: como a sustentabilidade se traduz em resultados reais”, realça.
Visitas a campo ampliam a experiência prática dos participantes
Além dos debates e painéis no Expo Center Norte, a Conferência Internacional da RTRS também contará com visitas de campo, que têm como meta aproximar técnicos, produtores e especialistas das diferentes práticas agrícolas adotadas no Brasil.
No ano passado, a programação incluiu visitas a instalações ligadas à cadeia de custódia europeia e os participantes puderam conhecer três empresas: Leievoeders, Euro-Silo e Alco Bio Fuel. Já em 2025, eles terão a oportunidade de conhecer duas cooperativas agrícolas no Paraná. Uma delas será a Castrolanda.
De acordo com Luiza, a experiência permitirá contato direto com a realidade produtiva brasileira. “Será uma oportunidade única para conhecer de perto as técnicas locais de produção e o modelo de cooperativismo — um sistema de negócio pouco comum em outros países e bastante representativo no Brasil. Os visitantes também poderão acompanhar diretamente como a certificação vem sendo implementada nas fazendas”.
As visitas de campo, portanto, reforçam o perfil prático da conferência, que conecta conhecimentos e experiência real, evidenciando como diferentes modelos produtivos podem contribuir para uma cadeia da soja mais sustentável e integrada.
Edição no Brasil
A última conferência anual da RTRS no Brasil foi realizada em 2023, também no contexto da exibição de Victam Latam como patrocinador-anfitrião. Com o tema “Na raiz da nossa missão”, o evento reuniu autoridades políticas, profissionais da cadeia produtiva e grandes empresas do setor para debater a agenda sustentável da soja e os rumos da atividade.
O encontro foi uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões entre os participantes. E a edição de 2025 promete repetir esse sucesso, impulsionando a inovação na cadeia de valor da soja e promovendo a sustentabilidade econômica no longo prazo.
SERVIÇO
Conferência Internacional RTRS
Data: 17 e 18 de setembro
Local: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Mais informações: rtrsconference.org
Sobre a RTRS
Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Mesa Global da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) é uma associação internacional sem fins lucrativos que estabelece padrões competitivos e confiáveis e desenvolve soluções para promover a produção, o comércio e o uso de soja sustentável.
Como uma mesa redonda global multissetorial, a RTRS atua por meio da cooperação entre os diversos atores da cadeia de valor da soja — da produção ao consumo — oferecendo uma plataforma global de diálogo multilateral sobre soja responsável.
Como provedora de soluções, a RTRS desenvolve padrões de certificação para a produção de soja e para a cadeia de custódia, além de ferramentas como a Plataforma Online — que permite o rastreamento e o registro das certificações RTRS, dos volumes de produção e do material certificado — e a Calculadora de Pegada de Soja e Milho, entre outras ferramentas.
Mais informações: https://responsiblesoy.org/
Imagem gerada por IA