fbpx
loader image

29 de agosto de 2025 - 20:27h

A Folha Agrícola

Adapar e APCBRH firmam parceria pelo crescimento da cadeia leiteira no Estado

Durante uma reunião na terça-feira (26), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) firmaram uma parceria em prol do crescimento da cadeia leiteira paranaense. Representantes da associação apresentaram o projeto de um software pensado para coletar, armazenar e gerenciar informações acerca do controle e da rastreabilidade de bovinos no Estado.

Além das diretorias das duas instituições, a reunião contou com a presença de autoridades políticas paranaenses e também do secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara. O aplicativo será voltado para o tratamento de dados e deve contribuir diretamente na implementação de inovações no campo da biosseguridade, em propriedades e indústrias produtoras de leite, principalmente no combate à brucelose e à tuberculose.

Um impacto positivo esperado da iniciativa é a ampliação e abertura de novos mercados para exportação de leite, principalmente em países com maior rigor sanitário. Segundo o Chefe do Departamento de Saúde animal da Adapar, médico veterinário Rafael Gonçalves Dias, este é um momento histórico para a pecuária leiteira do Paraná.

“Estamos unindo tecnologia, gestão e biosseguridade para construir um sistema sólido de sanidade animal, garantindo competitividade, sustentabilidade e segurança alimentar e o alinhamento entre o setor produtivo e o governo será fundamental para o sucesso desse projeto”, afirma o gestor.

CREDENCIAMENTO – Durante a reunião também foi anunciado, pelo diretor-presidente da Adapar, Otamir César Martins, que o Laboratório de Análise de Leite da associação (PARleite) será o primeiro laboratório do Estado credenciado para realização do teste de Elisa para diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos e búfalos.

O chefe do Desa também destacou a importância da participação da associação na aplicação do teste para o saneamento, segurança e economia no Estado. “O teste Elisa é uma nova ferramenta disponível aos produtores que reduz o risco de disseminação das doenças, auxiliando o saneamento das propriedades, além dos benefícios econômicos diretos e indiretos, aumentando a segurança alimentar dos produtos agropecuários paranaenses”, finaliza.

PRESENÇAS – Além do secretário da Fazenda, e dos representantes da Adapar, estiveram presentes os deputados estaduais Wilmar Roichemback, Jairo Tamura e Luis Corti e Anibellili Neto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural além da diretoria e equipe gestora da APCBRH.

Adapar