As equipes da cooperativa promovem melhorias em escolas, creches e espaços públicos, além de iniciativas ambientais
O interesse pela comunidade é um dos princípios fundamentais do cooperativismo, e a Cresol reforça esse compromisso em Francisco Beltrão com diversas iniciativas que unem voluntariado e impacto socioambiental.
A cooperativa participa do movimento nacional Dia de Cooperar (Dia C), com o apoio das Organizações Estaduais e Unidade Nacional do Sistema OCB, celebrado em 30 de agosto, e amplia suas ações para que o espírito de cooperação esteja presente durante todo o ano.
Por meio do Cresol Coopera, programa de voluntariado da instituição, colaboradores têm realizado projetos que atendem demandas da comunidade local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável.
“Realizar essas ações é uma maneira de estar mais próximo das comunidades onde estamos inseridos, oferecendo atendimento e serviços voluntários, fortalecendo o senso de cooperação entre todos”, destaca Alzimiro Thomé, presidente do Cresol Instituto e da Central Cresol Baser.
Melhorias na Creche Idalino Rinaldi
No bairro Sadia, os colaboradores voluntários revitalizaram a Creche Idalino Rinaldi, com a pintura das grades e da fachada da instituição, garantindo um ambiente mais acolhedor para as crianças.
Ações ambientais
O cuidado com o meio ambiente também esteve entre as prioridades das ações. No Lago São Francisco, foi realizado o plantio de árvores; enquanto na Escola Municipal Professor Rubens Amélio Bonatto cada aluno recebeu uma muda para estimular a consciência ambiental desde cedo. Outras iniciativas incluíram o plantio em propriedades rurais e a preservação de nascentes.
Apoio às escolas e à comunidade
Na Escola Municipal Professor Rubens Amélio Bonatto, colaboradores também criaram uma horta e apoiaram outras necessidades da instituição. Já na Escola Pedro Algeri, foi revitalizado o Jardim Sensorial, espaço importante para a aprendizagem e bem-estar dos alunos.
Com essas iniciativas, a Cresol mostra que o Dia C vai além de uma data específica: trata-se de um movimento contínuo de solidariedade, cooperação e transformação social que fortalece a comunidade onde a cooperativa está inserida.