Todos os dias, nossas células sofrem ataques de radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar tecidos e acelerar processos como envelhecimento e doenças crônicas. Para combater esse efeito, contamos com os antioxidantes, presentes em frutas, verduras, legumes e até no café e no vinho.
Pesquisas apontam que o equilíbrio entre produção de radicais livres e a ação antioxidante é fundamental para a saúde. Quando esse equilíbrio se rompe, aumentam os riscos de doenças cardiovasculares, câncer e problemas neurodegenerativos.
No campo da ciência, testes como a medição da Capacidade Antioxidante Total (TRAP) ajudam a avaliar o potencial protetor de alimentos. Entre os mais conhecidos antioxidantes estão as vitaminas C e E, os carotenoides e os compostos fenólicos.
A boa notícia é que a dieta brasileira é rica em alimentos com esse potencial. Frutas como jabuticaba, uva, acerola e o açaí concentram grande quantidade dessas substâncias. Escolher alimentos frescos, variados e produzidos sem agrotóxicos amplia ainda mais seus benefícios.
Doutoranda em Geografia pela linha de Meio Ambiente, Gislene Titon. Nutricionista por formação com mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.