fbpx
loader image

15 de setembro de 2025 - 16:47h

A Folha Agrícola

Oficina Prática de Proteção de Nascentes – Família Verdi, Linha Romani, Salto do Lontra

No dia 13 de setembro de 2025, a propriedade da família Verdi foi palco de um momento marcante para a preservação ambiental e a conscientização sobre o uso sustentável da água. A Oficina Prática de Proteção de Nascentes, ministrada pelo extensionista Matheus Ribeiro, do IDR-Paraná, reuniu forças em uma verdadeira rede de cooperação: os 10 alunos do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida, do curso Técnico em Agronegócio, e 15 colaboradores do Sicredi, que abraçaram a causa da conservação.

A ação faz parte do DIA C, dia da cooperação,onde os colaboradores do Sicredi realizam uma ação voluntária em benefício a comunidade, além de custear os materiais necessários para a proteção da nascente, proporcionou a seus colaboradores a oportunidade de vivenciar na prática o trabalho coletivo em prol do meio ambiente. Para os estudantes do curso Técnico em Agronegócio, o momento foi de aliar teoria e prática, consolidando na vivência de campo o aprendizado adquirido em sala de aula.

O objetivo da oficina foi simples e grandioso ao mesmo tempo: mostrar, na prática, como proteger uma nascente e, assim, garantir vida e água limpa para o presente e para o futuro. Cada etapa foi realizada de forma participativa – desde a limpeza inicial da fonte até a vedação total e a canalização para o abastecimento da propriedade.

A execução contou com materiais essenciais como pedra rachão, cimento, conexões de PVC, caixa d’água e ferramentas para a limpeza, mas o maior recurso disponível foi o envolvimento e o comprometimento de todos os participantes.

Mais do que uma atividade técnica, a oficina se transformou em uma experiência de reflexão: preservar uma nascente é um ato de respeito com as futuras gerações. Cada pedra assentada, cada gesto coletivo e cada gota de suor se somaram a uma mensagem clara – a água é um patrimônio que precisa ser cuidado por todos.

Matheus Ribeiro – IDR-PR Salto do Lontra