Nos dias 09 e 10 de setembro seguiu-se a 2º etapa de formação de dirigentes dentro do programa de formação do Coletivo de Formadores, do Fórum Regional das Organizações Populares do Sudoeste do Paraná em parceria com o CEPIS, Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiæ.
Aproximadamente 35 pessoas de 16 organizações do campo e da cidade estiveram presentes nestes dias, debatendo a teoria com base na realidade de cada organização que compõe o campo popular. No primeiro dia, após uma mística que sensibilizou os/as companheiros/as, a educadora popular Camila conduziu a formação. Após o almoço, momentos de celebração, como o agradecimento ao CEPIS por conduzir o trabalho de modo frutífero para a luta popular na região sudoeste, em seguida houve a retomada da formação, aprofundando a discussão realizada pela manhã.
O segundo dia ocorreu seguindo a mesma metodologia, com alguns momentos de mística e animação. Foi notável a participação por meio de contribuições e inquietações dos dirigentes presentes, além do alinhamento de 18 pontos que compuseram nossa síntese. Desse modo, acreditamos que os dirigentes das organizações, qualificaram sua construção prática e teórica, frente aos desafios da atual conjuntura, pois nesses dois dias “afiaram-se as ferramentas” para a compreensão histórica em um recorte de 40 anos até a atualidade.
Seguimos reafirmando cotidianamente nosso compromisso com a classe trabalhadora, seja por meio das lutas que travamos juntos atualmente, mas também às que virão.
“Na história, não está escrito
Para onde iremos caminhar
Nós teremos que escrevê-la
Com muita luta Popular”
Adecir R. da Silva