A produção aquícola vem ganhando destaque como uma importante opção para a segurança alimentar global. No entanto, para que esse crescimento seja sustentável, é importante investir continuamente em pesquisa e inovação. É o que Fider Pescados tem feito.
A aplicação de ciência e tecnologia na atividade é fundamental para transformar desafios em oportunidades reais de desenvolvimento. Com o avanço de novas tecnologias, métodos de cultivo mais eficientes e soluções ambientais responsáveis, é possível aumentar a produtividade, melhorar o bem-estar animal e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais. Esse é um processo fundamental na estratégia da empresa.
“Na Fider, acreditamos que ciência e tecnologia são aliadas estratégicas no desenvolvimento de produtos de alta qualidade. Nosso compromisso é com a inovação constante, otimizando recursos, reduzindo impactos e promovendo práticas sustentáveis que impulsionam todo o negócio aquícola”, afirma Juliano Kubitza, diretor da Fider, empresa do Grupo MCassab. A Fider produz 9.600 toneladas de tilápia por ano.
Exemplos de práticas sustentáveis são a reciclagem dos resíduos produzidos na empresa (no conceito de economia circular) e os rigorosos certificados de boas práticas, como o Best Aquaculture Practices (BAP) e o Aquaculture Stewardship Council (ASC), reportados no último relatório de sustentabilidade do Grupo MCassab.
Graças aos avanços em pesquisa e desenvolvimento, a aquicultura tem superado desafios históricos, como doenças, manejo inadequado, impactos ambientais e baixa eficiência produtiva. Novas tecnologias, como sistemas de recirculação de água, melhoramento genético, rações de alto desempenho, monitoramento automatizado e análises periódicas da qualidade da água, estão transformando a maneira como a aquicultura é conduzida no Brasil.
Além de gerar benefícios ambientais, a pesquisa também impulsiona o crescimento socioeconômico das regiões produtoras, promovendo geração de emprego, renda e inclusão social. A Fider é a maior empregadora de Rifaina (SP), onde estão sua unidade de criação de tilápia e as indústrias de processamento e de farinhas e óleos.
A evolução da piscicultura brasileira, com aumento de produtividade, adaptação tecnológica e consolidação do consumo, reforça a importância de empresas comprometidas com inovação, como a Fider Pescados.
“Estamos construindo, dia após dia, um futuro mais eficiente, responsável e alinhado às necessidades do planeta e da sociedade. Porque, para nós, alimentar o mundo com responsabilidade começa com conhecimento, inovação e propósito”, assinala Juliano Kubitza.
Sobre a Fider
A empresa, sediada em Rifaina (SP), conta com moderno complexo de criação e indústria, com respeito ao meio ambiente, à qualidade da água e às pessoas. Produtos da Fider abastecem as principais cidades do Sudeste além de exportação para sete países, incluindo os Estados Unidos. Mais informações em www.fiderpescados.com.br e nas mídias sociais @fiderpescados