Pela segunda vez no ano, o Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou pelo Paraguai, desta vez, na cidade de Belén. A etapa ocorreu no frigorífico Minerva Foods, no dia 3 de setembro. No total, foram avaliados 2.557 animais, de 17 pecuaristas participantes. Esta iniciativa é resultado da colaboração entre a Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN) e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Do total de animais, houve 1.731 machos não castrados e 210 castrados, sendo que 87% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 82% apresentaram cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 19,9 arrobas.
Já entre as fêmeas, foram 616 avaliadas, sendo 82% com até dois dentes incisivos permanentes e 87% com cobertura de gordura mediana, com um peso médio de 14 arrobas.
“A etapa do Circuito Nelore de Qualidade realizada no Paraguai representou um marco para a pecuária local, sendo a maior etapa já realizada no país. Mais de 2.500 exemplares foram avaliados com resultados que confirmam a precocidade, peso e a qualidade de carne que a Nelore oferece, posicionando a raça como protagonista indiscutível da nossa produção. O Circuito não é apenas uma competição, é um espaço de aprendizado e comparação que permite aos produtores medir seus avanços, identificar oportunidades e aperfeiçoar seus sistemas”, destaca Luis Soljancic, presidente da Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN).
Soljancic afirma que, “os dados obtidos mostram com clareza a eficiência do Nelore: animais jovens, com excelente cobertura de gordura e um rendimento que atende às exigências dos mercados mais competitivos. Cada edição reflete a evolução constante da raça no Paraguai, fruto da genética, do manejo e da tecnologia aplicada. É um verdadeiro orgulho ver como o Nelore se consolida como as melhores carcaças da América do Sul”.
“Estou convencido de que este concurso é uma vitrine do enorme potencial produtivo e econômico que a Nelore possui. Ele nos projeta não apenas como criadores de gado, mas como construtores de um futuro para a carne paraguaia, com mais valor agregado e com o selo inconfundível da raça que lidera a pecuária da região”, finaliza.
Melhores Lote de Carcaças de Machos
Na categoria de machos, o prêmio de melhor lote de carcaças, que recebeu a medalha de ouro, foi para a Agroganadera Primavera S/A – Ganadera Primavera (Pedro Juan Caballero/Amambay). A medalha de prata foi atribuída a Luis Fernando Soljancic Vargas – Estância Novillo Moroti (Tacuati/San Pedro). Já a medalha de bronze ficou com Ganadera La Celestina S/A – Estância Ypoti (Horqueta/Concepción).
Melhores Lote de Carcaças de Fêmeas
Já na categoria de fêmeas, quem recebeu a medalha de ouro foi Ganadera La Celestina S/A – Estância Ypoti (Horqueta/Concepción). A medalha de prata foi para Luis Fernando Soljancic Vargas – Estância Novillo Moroti (Tacuati/San Pedro) e a medalha de bronze ficou com Agropecuária Industrial Forestal Central del Paraguay (Estância Pa’i Kuara).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.